logo

Macaé presente na Rio Oil & Gás

11/09/2006 17:48:43 - Jornalista: Simone Noronha

Representando o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, os secretários de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel, de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, e de Fazenda, Cassius Tavares, além da equipe técnica do governo, participaram nesta segunda-feira (11) da abertura da Feira Rio Oil & Gás, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, Macaé está participando com um estande na feira, em conjunto com a prefeitura de Casimiro de Abreu e com a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro).

A cerimônia de abertura contou com a presença do ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau, representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e do secretário estadual de Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer. O prefieto Riverton Mussi, que não pode comparecer à abertura devido à audiência pública do Plano Diretor da cidade, vai participar da feira nos próximos dias.

“O setor de petróleo é de extrema importância para a economia nacional, e Macaé se destaca por ser a principal sede de operações da Petrobras no interior do estado. Por isso, é muito importante a nossa participação em um evento como este, o maior da indústria do petróleo no Hemisfério Sul”, disse Alexandre Gurgel. Junto com os secretários de Fazenda e Ciência e Tecnologia, ele vai acompanhar a festa até o seu encerramento, na próxima quinta (14).

A comitiva da prefeitura está participando de várias reuniões técnicas e visitando as principais empresas do setor offshore, na busca de novos investimentos para a cidade. Além disso, as empresas podem conhecer as facilidades e oportunidades de negócios que Macaé oferece no estande do município. O objetivo é reforçar a vocação da região Norte Fluminense para o petróleo e destacar que há espaço para novos investimentos, como para o Pólo Industrial de Macaé, que expressa a preocupação do governo em criar novos mecanismos de sustentabilidade econômica para a cidade.

A Rio Oli & Gás está em sua décima terceira edição. Este ano, a feira ocupa uma área de 30 mil metros quadrados do Rio Centro. O evento ocupa os pavilhões um, dois, três e quatro do Riocentro, ocupando uma área de 30,5 mil metros quadrados. Vinte países participam do evento, com cerca de 800 expositores e expectativa de trinta mil visitantes nos quatro dias de realização da feira. O lema escolhido neste ano, “Auto-suficiência do Brasil em petróleo: uma nova era de oportunidades e desafios”, demonstra a expressiva participação da Bacia de Campos no arranjo econômico do petróleo e gás, já que a região é responsável pela produção de 83% do petróleo nacional e 42% do gás natural.