logo

Macaé promove ação na campanha Dezembro Vermelho

02/12/2024 06:43:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

As atividades acontecerão na Praça Veríssimo de Melo, no próximo dia 04, a partir das 9h

O Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas. No próximo dia 04, será realizada uma ação de campanha, com ações voltadas para a prevenção das principais infecções sexualmente transmissíveis. As atividades acontecem na Praça Veríssimo de Melo, a partir das 9h.

A programação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa IST/Aids, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira filial Macaé. Ao longo do dia serão realizados testes rápidos de HIV, hepatite B e C, Sífilis, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e orientação de prevenção por meio de panfletos.


A equipe da Gerência de Alimentação e Nutrição fará uma abordagem sobre a alimentação saudável com foco na redução do consumo excessivo de sódio na população. A ação faz parte de um esforço maior para conscientizar sobre os malefícios do sódio em excesso, como o aumento da pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares. Para isso, será distribuído sal com ervas finas, uma alternativa saborosa e nutritiva aos temperos tradicionais, que combina ingredientes naturais, como alecrim, tomilho, orégano e manjericão, que não só realçam o sabor dos pratos, mas também proporcionar benefícios à saúde.


Para a coordenadora do Programa IST/Aids, Sandra Barcelos, a campanha Dezembro Vermelho tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento. “Este é um mês de alerta e mobilização, chamando a atenção da população para a prevenção, através do sexo seguro com o uso do preservativo, como também do tratamento adequado”, disse.


Sandra frisou que, ao longo do ano, toda equipe do programa em parceria com outros órgãos, vem se esforçando para reduzir o número de novos casos e melhorar a qualidade de vida das pessoas que possuem o vírus. “Implementamos algumas estratégias nos serviços de saúde, descentralizando as ações como ampliação do acesso das pessoas à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que previne a infecção pelo HIV antes da exposição de risco ao vírus e à Profilaxia Pós-Exposição (PEP) que tem o objetivo de prevenir a infecção pelo vírus HIV após situações de risco, tais como acidentes ocupacionais, violência sexual e relações sexuais desprotegidas”, pontuou.

Dados do programa


Segundo dados do Programa IST/Aids, até novembro de 2024 o órgão recebeu 182 pacientes dos quais 18 vieram transferidos de outros municípios ou Estados e 164 são usuários que receberam diagnóstico de HIV este ano. Dos 182 usuários que abriram prontuário no Programa em 2024, 125 possuem sexo masculino atribuído no nascimento, enquanto 57 são do sexo feminino.


A coordenadora reforça que destes novos casos registrados a maior concentração está em pessoas nascidas na década de 1990, com 70 casos, seguidas de 36 que nasceram na década de 1980, 31 na década de 1970 e 30 nos anos 2000. “Também atendemos idosos, neste ano registramos cinco novos pacientes na faixa etária de 70 anos. O alerta é para o uso do preservativo em todas as relações sexuais, sendo este um método seguro e eficaz para proteção contra o HIV e outras IST. Caso a pessoa tenha exposição sexual com risco de infecção, deve se informar sobre a profilaxia pós-exposição (PEP)”, falou.


Em Macaé, o serviço já é oferecido na UPA da Barra, Pronto Socorro Municipal, na Imbetiba e no Hospital Público de Macaé (HPM), sendo que no hospital somente os casos de violência sexual e acidente com material biológico dos profissionais que atuam na unidade.


O Programa IST/Aids trabalha durante o ano inteiro para reduzir os casos de infecção por HIV realizando ações de conscientização em locais de grande circulação de pessoas como praças, calçadão, rodoviária, além de escolas, empresas privadas, e repartições públicas.


O Serviço de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, é oferecido por meio de agendamento presencial nas segundas e quartas-feiras, das 10h às 12h e das 14h às 16h, na sede do Programa IST/Aids. O usuário deve levar qualquer documento com foto e o cartão do SUS do município de Macaé.


O Programa IST/Aids funciona na Rua Alfredo Backer, 177, Centro. Outras informações pelo telefone: (22) 2796-1704 ou pelo e-mail: dstaids@macae.rj.gov.br.