logo

Macaé promove II Fórum Antidrogas

14/07/2009 16:40:57 - Jornalista: Laura Motta - estagiária

A Subsecretaria Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas e o Conselho Municipal Antidrogas de Macaé (Comad), realizam nos dias seis e sete de agosto o II Fórum Municipal Sobre Drogas, no Colégio Estadual Matias Neto. O tema este ano é “Jovem e a família na prevenção”.

A programação do evento será voltada para esclarecer a população e disponibilizar informações dos fatores de proteção contra as drogas. O Fórum contará com a presença de autoridades governamentais e não governamentais, instituições que trabalham com profissionais multidisciplinares, especialistas nas áreas de prevenção primária e atendimento dos setores secundários e terciários, palestrantes, oficinas, apresentações e dinâmicas.

A estimativa para este ano é de que cerca de 500 pessoas compareçam ao Fórum. O objetivo é alertar principalmente os jovens e seus familiares sobre os processos de prevenção, com o sentido de identificar e reduzir os fatores de risco que possam levar pessoas a se envolver com drogas.

- O Comad trabalha desde o início promovendo programas para a prevenção de drogas. O principal problema não é a droga, sim a postura dos familiares e da sociedade diante do caso. A droga é uma doença que contagia e deturpa a sociedade. Cabe ressaltar que o foco não são os moradores da periferia: os principais usuários são pessoas de classe média e alta, afirma o presidente do Conselho, Luiz Antônio Leal Guerreiro.

Segundo o presidente, em Macaé funcionam diversas instituições voltadas para o atendimento aos usuários de drogas. Dentre eles, destacam- se a Pastoral da Sobriedade, o grupo Gênesis, e a Comunidade Terapêutica Shalon, que é a única que trabalha com internação no município.