Foto: Arquivo Ana Chaffin
Evento tem por objetivo mobilizar as pessoas para a prática da atividade física
Os alunos das escolas da rede municipal de ensino de Macaé vão promover a prática de atividades físicas nesta quarta-feira (25) em adesão ao “Dia do Desafio 2011”. Os estudantes, que se juntarão a professores, funcionários e membros da comunidade, participarão do evento que tem por objetivo mobilizar as pessoas para a prática da atividade física em prol da saúde e bem-estar social por pelo menos 15 minutos consecutivos.
- O esporte é sinônimo de saúde e esta é a chance de alunos, professores e comunidade buscarem meios para uma vida mais saudável. Também é papel da Educação proporcionar a essas crianças e jovens atividades que vão beneficiá-los não só no aspecto físico, mas também incutindo valores - pontua o secretário de Educação, Guto Garcia.
Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o desafio envolve cidades de todo continente americano e tem como proposta fazer com que as pessoas interrompam suas rotinas e coloquem o corpo em movimento, como explica a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa:
- Temos que mostrar para as pessoas que o nosso corpo não pode ficar sedentário. Bom seria se todos os dias pudéssemos ter uma atividade, mas acho que é importante participar do “Dia do Desafio” e buscar através da prática de atividades físicas um corpo saudável.
Nas unidades da rede os alunos irão promover um mínimo 15 minutos de atividades físicas e recreativas, como ginásticas, danças, jogos e caminhadas. A Escola de Educação Infantil Carmem de Jesus França, por exemplo, levará sua equipe pedagógia e mais 80 pessoas entre alunos e funcionários para uma caminhada na orla dos Cavaleiros. Já alunos da Anna Benedicta, também de Educação Infantil, participarão de uma aula lúdica de capoeira com o professor Georgenes Fumê.
Até mesmo os funcionários da Secretaria de Educação participarão do “Dia do Desafio 2011”: “O objetivo é colocar todos em movimento. Por ser uma área administrativa, onde as pessoas são muito sedentárias, vamos fazer também na Semed uma atividade de ginástica laboral às 9h”, finalizou a subsecretária.
Este ano, o evento acontecerá simultaneamente em cerca de 3.400 cidades de 20 países americanos. Macaé irá competir com a cidade mexicana de Tecomán.