Macaé prossegue com Semana Municipal de Prevenção de Zoonoses

06/07/2022 11:34:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Moisés Bruno

Primeira edição do evento acontece até sexta-feira que vem

A 1ª Semana Municipal de Prevenção de Zoonoses prossegue até a próxima sexta-feira (8) em Macaé. O evento, organizado pela Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, faz parte das atividades pelo Dia Mundial de Zoonoses, celebrado nesta quarta-feira (6). O Secretário de Saúde, Alexandre Cruz, que representou o prefeito Welberth Rezende, abriu a programação no auditório do Sindipetro-NF.

"O foco principal é a atenção básica e vocês, profissionais de zoonoses, são fundamentais nesse cuidado. Debaixo de chuva ou de sol estão sempre levando as orientações para a população com as visitas regulares. Portanto, a proposta é que todos sejam aliados em promover qualidade de vida para os cidadãos do município”, destacou o secretário.

O terceiro dia da programação, que começou nesta segunda-feira (4), teve divulgação oficial dos manuais de "Procedimento Operacional Entomológico de Febre Amarela e Malária do município de Macaé", seguida de palestra.

Na sequência, haverá palestras como "Vigilância de Zoonoses de Transmissão Vetorial", "Toxoplamose: Transmissão e Prevenção", "Profilaxia e Controle da Esporotricose" e "Raiva: Um Grave Problema de Saúde Pública". Em seguida, será realizada a mesa-redonda "Arboviroses emergentes e reemergentes: desafios e avanços do cenário epidemiológico, laboratorial e entomológico no Brasil".

O coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde, Flávio Muniz, falou sobre a importância das ações. “A ideia é discutir informações importantes para a área de zoonoses. Vale lembrar que esse assunto não está somente relacionado ao mosquito Aedes aegypti, por exemplo. Temos diversas outras doenças como febre amarela, malária, raiva, esporotricose, varíola, entre outras. Portanto, é fundamental debater esses temas durante o encontro”, afirmou Flávio.

As palestras estão sendo ministradas por mestres, doutores e pesquisadores das Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Estadual do Norte Fluminense (UENF) e Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O evento contou com a participação do supervisor de Vigilância Ambiental em Saúde, Marcelino Rocha; do Subsecretário de Proteção Animal, Luan Campos; e do vereador Rafael Amorim, que representou o Legislativo.

Programação

Nesta quinta-feira (7), a semana continua com o minicurso "Roedores e sua Relação com a Leptospirose no Espaço Urbano", pela manhã, no auditório do Sindipetro-NF. Os interessados deverão se inscrever pelo link. No Sana será realizada uma roda de conversa, "Arboviroses e Malária".

O encerramento será nesta sexta-feira (8), com diversas atividades no Parque Atalaia. Haverá oficinas, palestras e trilha guiada, com a participação de profissionais da Guarda Ambiental e da Subsecretaria de Proteção Animal.


Fotos Relacionadas