Foto: Rui Porto Filho
O objetivo é promover a conscientização de um trabalho educacional efetivo para a inclusão.
Com o tema “Os Ganhos, as Práticas, e Todos Juntos para Imersão da Cultura Inclusiva”, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão, realizará no dia 25 de setembro, das 9h às 17h, o 10º Seminário de Educação Inclusiva. O evento, que acontecerá no auditório Claudio Ulpiano (bloco A) da Cidade Universitária, tem o objetivo de promover a conscientização de um trabalho educacional efetivo para a inclusão.
O encontro reunirá gestores, secretários escolares, professores orientadores, educacionais, professores regentes de todos os segmentos, professores AEE e comunidade. De acordo com a coordenadora de Diversidade e Inclusão, Nelita Araújo, a proposta é compartilhar estratégias e recursos para criar ambientes de aprendizado inclusivo, além de buscar fomentar colaboradores no processo de inclusão.
A programação contará com a palestra “Estratégia para Inclusão em Ambiente Escolar”, com Jaqueline Luz, às 10h. Além disso, haverá exposição de banner “Práticas e Vivências” e a palestra “PEI: Plano de Ensino Individualizado”, com Rita Gomes, às 14h.
A exibição do curta-metragem “Escuta Ativa” será às 15h30. O filme retrata a relação de uma pessoa com problemas de saúde mental (Ansiedade e Síndrome do Pânico) e uma pessoa com deficiência auditiva, mostrando as dificuldades enfrentadas pelos protagonistas e a importância da comunicação como meio eficiente na resolução de conflitos e no desenvolvimento humano.