logo

Macaé realiza 4º Encontro de Educação Matemática

23/08/2006 15:21:10 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Macaé realiza, no Centro de Convenções jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) e no Colégio Barroco Lopes, de 1º a 03 de setembro, o 4º Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro. Neste período, se reúnem professores de várias instituições para divulgar pesquisas acadêmicas, trocar experiências e refletir sobre o processo de construção do conhecimento matemático.

O Encontro, uma promoção da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio de Janeiro, é realizado pelo Grupo de Matemática de Macaé (GRUMM), prefeitura de Macaé, secretaria municipal de Educação, com apoio da Faperj e do Colégio Barroco Lopes. Participando educadores das diferentes modalidades do ensino, da Educação Básica ao Ensino Superior. Paralelamente, acontece o 2º Fórum Ibero-Americano de Educação Matemática, tendo como debatedores educadores do Brasil, Argentina, Portugal e Espanha.

A abertura do evento acontece na sexta-feira (1º), no Macaé Centro, com credenciamento, às 15h, e palestra de abertura, às 19h30, proferida pelo professor João Pedro da Ponte, da Universidade de Lisboa, tendo como tema: “Explorar e investigar matemática: desafio para aluno e professor”.

Para o sábado (02), estão programados mini-cursos, no Colégio Barroco Lopes, às 8h e às 13h30. Os mini-cursos são direcionados a professores do Ensino Fundamental, Médio, Superior e Educação de Jovens e Adultos. Acontecem também mini-cursos em Laboratório de Informática. Às 18h, assembléia da SBEM.

No domingo (03), a partir das 8h, no Macaé Centro, mesas redondas e, às 13h30, começa o 2º Fórum Ibero-Americano de Educação Matemática, com palestra de abertura “Globalização em educação matemática: um desafio para a realidade?”, com os debatedores João Pedro da Ponte (Universidade de Ciência da Universidade de Lisboa); Joaquín Gimenez Rodrigues (Universidade de Barcelona); Jorge Enrique Sagula (Universidade de Lujan, Argentina); Lurdes Serrazina (Instituto Politécnico de Lisboa/Escola Superior de Educação); Madd Damião Júnior (Universidade Severino Sombra); Vânia Maria Pereira dos Santos (Wagner – IM – UFES – Universidade Federal do Espírito Santo/ Instituto de Matemática da UFRJ).