Macaé realiza Encontro Intermunicipal de Gestores da Educação Inclusiva

05/07/2022 16:21:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Moisés Bruno

Evento reuniu profissionais de diversos municípios da região nesta terça

O Encontro Intermunicipal de Gestores da Educação Inclusiva, realizado nesta terça-feira (5), em Macaé, mobilizou profissionais de diversos municípios da região. O objetivo foi debater políticas públicas sobre a inclusão. O evento aconteceu na Cidade Universitária e reuniu representantes da Superintendência de Educação Inclusiva e Social, da Secretaria de Educação, e dos órgãos de Araruama, Armação dos Búzios, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Saquarema, São João de Meriti, Cachoeiras de Macacu, Maricá, Rio Bonito, Silva Jardim, São João da Barra, Italva e Rio das Ostras.

Durante a manhã, os participantes debateram temáticas como profissionais de apoio/acompanhante especializado, transporte, seletividade alimentar e horário integral. A programação segue à tarde com a elaboração dos documentos nos grupos de trabalho e apresentação das propostas.

A Secretária de Educação de Macaé, Leandra Lopes, destacou a importância da união entre os municípios para avançar na inclusão. “Precisamos fortalecer a cada dia nossas estratégias de políticas públicas, além de avançarmos no diálogo entre nós. Os problemas que enfrentamos em Macaé podem ser de cidades vizinhas. A ideia é que esse encontro promova propostas para a inclusão na educação. Após o período crítico da pandemia, por exemplo, não somos mais os mesmos. Os desafios são grandes, mas juntos iremos fazer a diferença”, acrescentou.

A superintendente de Educação Inclusiva e Social da Secretaria de Educação, Janaína Pinheiro, ressaltou que a iniciativa representa uma união intermunicipal. “Hoje é o nosso momento, todos juntos para elaborarmos propostas que irão melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência e transtornos. O intuito é pensar na alimentação, transporte, horário, acolhimento, entre outros”, disse.

O presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Unidme/RJ), Osório Luís Figueiredo, afirmou que a maior tarefa dos gestores da educação é a inclusão. “Esses encontros são fundamentais para nossos alunos. É a oportunidade para encontrarmos soluções que irão agregar na vida desses estudantes”, frisou.

A rede municipal de ensino conta com 60 salas de recursos multifuncionais, 10 salas de Apoio Pedagógico Específico (APE) e quatro módulos Cemeaes, que atuam com atividades complementares e suplementares. Periodicamente, a Secretaria Municipal de Educação de Macaé, através da Superintendência de Educação Inclusiva e Social, promove formação para os profissionais que já atuam e que irão atuar na Educação Inclusiva na rede municipal de ensino. O Centro de Formação Continuada Professora Carolina Garcia também realiza cursos específicos para os profissionais de ensino voltados para o tema inclusão.


Fotos Relacionadas