Foto: Ana Chaffin / Eduardo Aguiar
O evento foi realizado nesta terça-feira (26) na Cidade Universitária.
Com a proposta de ampliar as discussões sobre a diversidade racial, a Secretaria Municipal de Educação promoveu, nesta terça-feira (26), o III Simpósio de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas Escolas. O evento, que aconteceu na Cidade Universitária, é uma parceria com o Núcleo de Estudos Étnico-Raciais – Neafro, Centro de Formação Professora Carolina Garcia e Secretaria de Promoção da Igualdade Racial.
O secretário municipal de Educação, Robério Dias, destacou as ações que a rede realizou durante o ano para a educação antirracista.
“Começamos nossos dias letivos com a distribuição do Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro, o NutriAfro – cardápio que valoriza a cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, diversas escolas valorizando livros e brinquedos com personagens negros, participação em eventos externos para qualificação dos nossos profissionais, entre outras atividades. Políticas educacionais eficientes podem fazer a diferença na vida dessas pessoas”, disse o secretário.
“É um momento de encontros e de diálogos possíveis para todos aqueles que defendem a pauta antirracista, e acreditam na educação como instrumento de transformação social”, afirmou a coordenadora de Estudos Étnico-Raciais, Joice Machado.
“A educação é fundamental no combate ao racismo. Realizamos recentemente um curso de letramento racial para diversos profissionais da prefeitura, uma iniciativa importante para avançarmos na luta”, frisou Dorniê.