Macaé realiza solenidade do Dia da Bandeira

19/11/2016 15:26:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Guga Malheiros

O evento foi realizado em frente ao Paço Municipal

Uma solenidade oficial marcou o Dia da Bandeira neste sábado (19). A programação de hasteamento da bandeira, que ficou a meio mastro pelo luto oficial de três dias em razão do falecimento do servidor Ronaldo da Silva dos Santos, aconteceu ao meio dia, no Paço Municipal.

O evento contou com a participação de guardas municipais, agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Mobilidade Urbana e secretários municipais. Eles assistiram ao hasteamento das bandeiras do Brasil, Macaé, Estado do Rio de Janeiro e Mercosul, ao som do Hino da Bandeira, executado pela Banda Municipal da Secretaria de Educação.

A subsecretária de Educação Integral, Andrea Martins, ressaltou a importância da data como uma ato de respeito aos valores cívicos. "É um dia muito significativo em que cultuamos o maior símbolo do país, que é a Bandeira do Brasil", salientou.

Para o guarda municipal Peterson Faria, o hasteamento do Pavilhão Nacional neste dia é uma simbólica exaltação ao nacionalismo. "Esta é uma data que representa o que simboliza o país, através de nossa bandeira", disse.

19 de novembro

A bandeira nacional é um dos símbolos do Brasil, junto com o hino, as armas e o selo nacionais. Foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República. Antes dela, outras bandeiras marcaram os diversos períodos da história do país.

De acordo com a Legislação Federal, a lei 5.443 de 1968, revogada pela Lei 5.700 em 1° de setembro de 1971, dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos nacionais e dá outras providências. E no artigo 15, parágrafo segundo diz:"No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, o hasteamento é realizado às 12 h, com solenidades especiais".


Fotos Relacionadas