Foto: Moisés Bruno
Primeira etapa aconteceu neste domingo (20) e reuniu cerca de 130 atletas
Cento e trinta atletas deram um colorido diferente à orla da Praia Campista, na manhã deste domingo (20), durante a abertura do Campeonato Estadual de Pesca. A animação tomou conta dos competidores que retornaram às atividades, após dois anos parados por conta da pandemia. O evento, realizado pela Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro (Fepelerj), contou com o apoio da Prefeitura de Macaé.
“É um marco para nós sermos escolhidos pela Federação para a retomada das atividades. Ficamos imensamente felizes em ter a prática de um esporte como esse sendo exercida em Macaé, uma cidade tradicionalmente marcada pela vocação pesqueira. A valorização do esporte está entre nossas prioridades e eventos como esse de hoje evidenciam todo o potencial e versatilidade que o nosso município tem para diferentes áreas esportivas”, destacou o prefeito Welberth Rezende.
À frente do apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Pesca, o secretário Jair Gomes ressaltou a importância para Macaé ao sediar uma etapa como essa. “Estamos hoje aqui com cerca de 130 atletas de diferentes lugares do estado. Isso movimenta a economia local e dá visibilidade ao município, contribuindo para o fomento não apenas da prática esportiva, como também do turismo de lazer”, afirmou.
Esporte para todos e todas
A representação feminina se fez presente. Simone Soares, do Clube de Pesca de Saquarema, estava satisfeita com seu desempenho. “Foi um dia muito bom, acho que consegui me sair bem. Estar aqui hoje, depois de tanto tempo parada e reencontrar amigos é de fato muito emocionante”, sinalizou.
Aos 8 anos de idade, Théo Nicácio, mostrou que para começar no esporte não tem idade. “Minha família toda é envolvida com pesca. Pesco desde pequeno e essa é a primeira competição”, disse orgulhoso.
O veterano, Maury Figueira, tri campeão brasileiro de pesca de praia, também estava animado por poder voltar às atividades no auge dos seus 83 anos. “É muito bom poder estar de volta! São mais de 40 anos de ligação com a pesca”, informou.
O Campeonato Estadual de Pesca de Praia terá ainda mais quatro etapas ao longo do ano, com realizações na praia Coqueiral, em Araruama; praia Charitas, em Niterói; praia Itaipuaçu, em Maricá, encerrando no Praião, em Barra de São João.