logo

Macaé recebe Jornada do Desafio dos ODS

28/06/2024 13:27:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

A iniciativa, uma parceria do Governo do RJ e ONU-Habitat, visa mobilizar servidores na busca de soluções criativas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Representantes da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade participaram, nesta sexta-feira (28), da Jornada do Desafio dos ODS, uma parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Programa ONU-Habitat. O evento, que aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), marcou o lançamento do projeto Rio Inclusivo e Sustentável no município. A proposta é mobilizar os servidores na busca de soluções criativas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em novembro, haverá a premiação das melhores propostas durante os eventos do G20.


 

A coordenadora de Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, Monique Franco, falou sobre a importância da administração municipal contribuir com as ações.



“Macaé irá contribuir de todas as formas compartilhando suas experiências e boas práticas sobre o tema. Já temos projetos que trabalham a temática, portanto a iniciativa vem para somar com o município”, frisou.



A oficina de divulgação e capacitação sobre o Desafio dos ODS em Macaé foi apresentada pelo analista do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), Aruam Braga. Ele explicou que na primeira fase da parceria capitaneada pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, os agentes percorrerão 13 municípios do estado com a missão de engajar as cidades.

Além de Macaé, também estiveram representados os municípios de Carapebus e Rio das Ostras por meio dos profissionais das administrações municipais e membros do Comitê da Bacia Hidrográfica Macaé e das Ostras. O evento contou com a contribuição da equipe do ONU-Habitat Brasil e da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), bem como do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

A ação, voltada aos servidores e agentes estratégicos dos municípios fluminenses, integra o projeto “Rio Inclusivo e Sustentável”, que visa fortalecer a resiliência urbana e climática em todo o estado do Rio de Janeiro. De junho a novembro, os municípios inscritos na iniciativa irão ser convidados a construir suas propostas a partir de capacitações sobre temas relevantes relacionados a agendas globais de desenvolvimento, metodologias da ONU, casos de sucesso e troca de experiências entre as cidades.

Para saber mais sobre o Desafio dos ODS, visite a página da iniciativa.


Fotos Relacionadas