Macaé recebe lancha-patrulha do Ministério da Pesca e Aquicultura

11/03/2014 16:48:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Juranir Badaró

Com a nova embarcação, a Capitania dos Portos de Macaé atuará em atividades como fiscalização e combate à pesca ilegal

 O município, segundo centro de atividade pesqueira do estado do Rio de Janeiro, recebeu, na tarde desta segunda-feira (10), uma lancha-patrulha do Ministério da Pesca e Aquicultura. A cerimônia de entrega para a Marinha do Brasil, foi realizada na sede do Iate Clube de Macaé, e contou com a presença do ministro da Pesca, Marcelo Crivella, e representantes do governo municipal. Com a nova embarcação, a Capitania dos Portos de Macaé atuará em atividades como fiscalização e combate à pesca ilegal.

A lancha-patrulha é uma das 28 embarcações do Ministério da Pesca e Aquicultura entregues para diversas cidades do país. Para o ministro Crivella, a iniciativa visa garantir para Macaé uma pesca sustentável e a segurança dos pescadores em alto mar.

A subsecretária municipal de Pesca, Rizete Ribeiro da Silva, afirmou que a fiscalização é fundamental para respeitar, por exemplo, o período do defeso, que começou em 1º de março e prossegue até 31 de maio. “Macaé tem, atualmente, cerca de 1.800 pescadores que realizam a pesca artesanal. O governo tem buscado parcerias para fomentar a atividade e beneficiar quem vive dela”, frisou a subsecretária.

O secretário de Ordem Pública, Edimilson Jório, afirmou que Macaé é um potencial pesqueiro do estado do Rio, perdendo apenas para a capital. “O município ocupa um papel de destaque na manutenção da atividade pesqueira e, ainda, diversifica suas atividades, valorizando a pesca, que já foi a primeira economia do município”, ressaltou o secretário.





Fotos Relacionadas