Macaé recebe Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino

16/03/2023 13:47:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Apresentação acontecerá no dia 1º de abril, na Praia de Imbetiba

Macaé vai receber a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino no dia 1° abril (sábado). O espetáculo gratuito será na Praia de Imbetiba, às 20h, e faz parte da turnê “Orquestrando a Vida - 2023”, com sete apresentações no Estado do Rio de Janeiro.

Formada em 1995, a orquestra, de Campos dos Goytacazes (RJ), com direção geral do maestro Jony William Villela Vianna, direção artística de Hodyllon Martins e regência do maestro Brian Fleming, apresenta um programa eclético, com temas de Baden-Powell e Vinicius de Moraes, Gonzaguinha, Shostakovich, Alberto Ginastera, Freddy Mercury, Tchaikovsky, dentre outros grandes compositores.

O secretário municipal de Cultura, Leandro Mussi, destaca que a apresentação é uma oportunidade de trocar experiências e conhecimentos, além de ser importante para toda a população e talentos locais.

A turnê já realizou concertos no Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Petrópolis e Campos. A próxima apresentação será em Niterói, dia 5 de abril, no Teatro Municipal. O Cristo Redentor, em Itaperuna, também será palco de um concerto no dia 14 de abril e, para encerrar em grande estilo, Campos terá um repeteco em maio.

O projeto Orquestrando a Vida foi implantado há 28 anos, em Campos dos Goytacazes, com o objetivo de promover o aprendizado musical e a prática artística, trazendo aos jovens envolvidos uma nova perspectiva de vida com a inclusão social, desenvolvimento artístico-musical e a formação do caráter, com ações que visam ocupar o tempo, encorajando, motivando-os ao estudo, além de promovê-los ao mercado de trabalho.

Hoje, o projeto atende 350 crianças e adolescentes na faixa etária dos 6 a 17 anos, matriculados nos ensinos fundamental e médio na rede pública de ensino, com renda familiar de até um salário-mínimo e meio, em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa contribui para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como a erradicação da pobreza (ODS 1), educação de qualidade (ODS 4), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8).

A turnê tem patrocínio do Grupo Águas do Brasil, Enel, Arteris, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Santander, produção da Dellarte, apoio do Orquestrando a Vida, Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis), Sind Petrópolis (Sindicato de Alimentação de Petrópolis), realização do Instituto Dell'Arte e Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução.