Foto: Maurício Porão e Moisés Bruno
A cirurgia da linguinha proporciona aos bebês uma melhor amamentação, alimentação e emissão dos fonemas
A Sala de Frenotomia, exclusiva para a cirurgia da linguinha, é a oitava especializada entregue pela Prefeitura de Macaé através da Coordenadoria Especial de Odontologia. Durante a inauguração, na tarde de quarta-feira (16), o prefeito Welberth Rezende destacou a proposta de acolhimento às mães e aos bebês que ela representa.
“Este espaço simboliza o tratamento às pessoas com carinho e respeito, na medida de sua necessidade, que é dedicado por esta equipe aos munícipes. Esta é a oitava sala especializada entregue pela Odontologia. Por isso eu destaco a atenção e o empenho destes profissionais, que são incansáveis”, disse.
A cirurgia da linguinha (frenotomia) proporciona aos bebês uma melhor amamentação, alimentação e emissão dos fonemas. A cirurgia corrige o freio ou frênulo da língua ou do lábio da criança, quando há o seu encurtamento, dificultando a movimentação da língua. Entre 20 e 30 cirurgias já são realizadas mensalmente, desde 2021, no consultório da odontopediatria. Entretanto, o aumento da demanda gerou a necessidade de uma sala específica para o atendimento. Este projeto é exclusivamente municipal.
A coordenadora de Odontopediatria, Carla Bitencourt, frisou que a proposta é fazer com que as mães se sintam à vontade. “É sofrido para uma mãe entregar seu bebê de poucos dias para uma cirurgia. Mas nesta sala, assim que o procedimento acaba, a mãe já recebe a criança em uma cadeira de amamentação”, explicou.
A agente comunitária da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Aroeira, Livia Sá, durante a triagem da amamentação, suspeitou que um bebê necessitaria da cirurgia da linguinha. Ela solicitou à Enfermagem do posto o encaminhamento da criança à avaliação de odontopediatra pela equipe da Coordenadoria Especial de Odontologia.
“O bebê não ganhava peso, estava com icterícia neonatal, apresentava incômodo ao mamar e dormia mal. Mas, logo após a cirurgia, a mãe relatou que passou a ter noites tranquilas, porque o bebê já estava mamando adequadamente”, relatou.
O cadastro para atendimento na semana seguinte é realizado pelos telefones 2762-0539, 2772-0040, 2772-0235, todas as segundas-feiras, das 8h às 17h. Após o agendamento, é necessário apresentar o encaminhamento do pediatra, o teste do pezinho e o cartão do SUS. O diagnóstico para indicação da frenotomia é feito através do teste da linguinha e encaminhamento de pediatra ou de enfermeiro. A cirurgia, que dura em média 30 minutos, é relativamente simples, realizada por um odontopediatra e acompanhada por auxiliar de saúde bucal.
A primeira sala exclusiva para este procedimento está localizada na rua Velho Campos, 566. Também estiveram presentes à inauguração a coordenadora de Odontologia, Graziele Villela; o Secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Fabrício Afonso; o Secretário de Agroeconomia, Carlos Eduardo Jardim; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Viana; o Secretário Adjunto do Gabinete do Prefeito, Wilian Crozoé; e o vereador Rudneli das Neves Coutinho.