Macaé recebe esta semana o projeto “Um caminhão para Ziraldo”, que está percorrendo sete estados brasileiros. O projeto, desenvolvido pela Fundação CSN, tem como principal objetivo estimular a prática da arte, o hábito da leitura e escrita entre os jovens. Com apoio da prefeitura, o caminhão estará nesta quinta-feira (01) na Praça Principal do Parque Aeroporto e na sexta-feira (02) na Praça Washington Luiz, no Centro da cidade, a partir das 20h, com a peça “Ziraldo em Quadrinhos – De A a Z”.
Desde novembro do ano passado, o caminhão já teve um público de cerca de 18 mil pessoas nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Piauí. O tema escolhido este ano foi o escritor Ziraldo, devido a sua linguagem infanto-juvenil com mensagens morais lúdicas de fácil absorção. O caminhão leva apresentações teatrais do autor, que são encenadas em um caminhão adaptado.
Sinopse da peça
Ziraldo em Quadrinhos
Maluquinho e Julietinha são os protagonistas nos quadrinhos de Ziraldo, crianças com todas as letras maiúsculas, saem das revistas para tomar corpo no Caminhão-palco da Fundação CSN. O Menino Maluquinho tem o olho maior que a barriga, fogo no rabo, vento nos pés, umas pernas enormes que davam pra abraçar o mundo e macaquinhos no sótão. Ele é um menino impossível, mas no fundo um companheirão, sempre pronto, sempre ali, na hora de entrar no rolo e ajudar um amigo. Maluquinho tem várias namoradas, mas uma única divide com ele os quadrinhos: Julietinha. Essa dupla irá viver grandes aventuras inventadas por Ziraldo, mineiro de Caratinga, que descobriu que podia escrever para crianças e viajou neste mundo de fantasias começando a inventar, inventar estórias no espetáculo Ziraldo em Quadrinhos – De A á Z.