Macaé recebe vacina contra Monkeypox

Mar 30, 2023 8:23:00 AM - Jornalista: Genimarta Oliveira

A vacina é indicada para adultos de 18 anos ou mais, considerados de alto risco para infecção

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu na noite de quarta-feira (29), o primeiro lote da vacina contra o Monkeypox (chamada popularmente de varíola dos macacos). De acordo com a gerência de Vigilância em Saúde, o município recebeu 24 doses da vacina e a imunização seguirá critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, atendendo pessoas consideradas de alto risco para a infecção.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales, a vacina será administrada por meio de agendamento. Neste primeiro momento, o grupo elencado pelo Ministério da Saúde são de pessoas que vivem com o HIV/Aids: homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.

- A lista com o nome das pessoas foi disponibilizada pelo Ministério da Saúde e as mesmas estão sendo convocadas para receberem a vacina na sede do Programa IST/AIDS, onde fazem acompanhamento - explicou Elenice.

A vacina será aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias, entre a primeira e a segunda dose.