Macaé recebe visita da reitora da UFRJ

17/08/2022 19:26:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Moisés Bruno

Encontro tratou da importância da UFRJ para Macaé

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, recebeu, eu seu gabinete, nesta quarta-feira (17), a visita da reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho. O encontro teve o objetivo de estreitar ainda mais os laços entre a prefeitura e a universidade, que mantém um centro acadêmico no município.

"Temos uma interlocução muito boa com a universidade. A gente se entende muito bem. O governo municipal quer sempre dialogar com a UFRJ. Macaé tem o segundo maior polo da universidade, atrás somente da sede, na Ilha do Fundão, na cidade do Rio de Janeiro", destacou Welberth.

Denise lembrou que a UFRJ é organizada em Centros, um deles instalado em Macaé. "A cidade agora possui um Centro Universitário, que teve a criação aprovada por unanimidade na UFRJ. Macaé é uma cidade estratégica e onde se produz muito conhecimento", afirmou a reitora.

A reunião apontou um caminho de evolução na relação entre o poder público municipal e a UFRJ. Welberth prometeu realizar todos os esforços possíveis no sentido de atender as demandas apresentadas. "A intenção da prefeitura é fazer com que a UFRJ seja cada vez maior e tenha ainda mais estrutura em Macaé", afiançou.

Também participaram do encontro o Decano da UFRJ/Macaé, Irnak Barbosa; o Vice-Decano, Carlos Eduardo Lopes; e a assessora da Reitoria da UFRJ, Vera Lúcia Aguiar Esteves.

O campus UFRJ/Macaé Professor Aloisio Teixeira funciona em Macaé na Cidade Universitária. O endereço é Avenida Aluizio da Silva Gomes, número 50, no bairro Granja dos Cavaleiros.

De graduação, são oferecidos, na Cidade Universitária, os seguintes cursos: Bacharelado em Química, Ciências Biológicas, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia, Farmácia, Medicina, Nutrição e Licenciatura em Química.

O corpo docente é formado por 262 professores: 167 doutores, 77 mestres e 18 especialistas. Ao todo, são 2458 alunos matriculados.

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é ofertado no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade Nupem/UFRJ, no bairro São José do Barreto, onde também são ministrados os quatro programas de pós-graduação do instituto. São eles: Ciências Ambientais e Conservação; Multicêntrico em Ciências Fisiológicas; Educação em Ciências e Saúde e o Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento.


Fotos Relacionadas