O secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, reuniu-se nesta quinta-feira (02), com o diretor-presidente, Rogério Gama e o diretor de cursos e eventos, Beto Filho, da Associação Brasileira de Franchising-RJ (ABF). Os representantes da ABF vieram conhecer o município para verificar as possibilidades de realizar a Feira de Franchising em Macaé, semelhante à feira nacional realizada em São Paulo. O presidente da Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur), Paulo Longobardi, e o vice, José Vasconcelos de Luna Júnior, o Juninho, participaram do encontro.
- Mostrei o interesse da prefeitura, através da secretaria, em realizar esse evento da ABF. Nessa visita eles puderam conhecer melhor o município e demonstraram interesse em realizar o evento aqui. Isso é um reflexo da gestão municipal. Isso quer dizer que Macaé vem ocupando importante espaço no cenário de eventos setoriais. A Feira de Franchising tem características de abraçar todos os segmentos econômicos: indústria, comércio e serviços, ratificando a posição de Macaé como pólo de desenvolvimento regional -, disse Gurgel.
Na visita, os representantes da ABF fizeram um tour pela cidade e ressaltaram as ações múltiplas do governo que apontam o crescimento do município.
- Essa visita inicial, através do convite do secretário, veio ao encontro de nosso desejo em realizar a Feira de Franchising no Rio de Janeiro que não acontece há mais de seis anos. As obras públicas demonstram que a prefeitura de Macaé está investindo para o desenvolvimento do município, na área de saúde, urbanismo e turismo. O Macaé Centro é uma obra de primeiro mundo. Os acessos são fáceis, o aeroporto é próximo e existem bons hotéis, como o Sheraton que deve ser inaugurado antes da realização da feira -, explicou Rogério Gama.
Beto Filho ressaltou a tendência de interiorazação das empresas de franquia, pois o mercado das capitais já está bem atendido. “Existe na região e em Macaé a expansão de negócios, trazendo pessoas de outras partes do país e do exterior para investir ou consumir. Vamos expor nossa análise da melhor forma possível para os associados da ABF. O prefeito de Macaé demonstra interesse em investir num calendário de eventos. Franqueados não gostam de perder oportunidades”, disse o diretor de cursos e eventos da ABF.
A Associação Brasileira de Franchising atua há 18 anos no mercado brasileiro, divulgando e promovendo o sistema de franquia no Brasil. O faturamento das franquias em 2004, atingiu mais de R$ 31 milhões. Macaé já tem inúmeras franchisings estabelecidas no município, como o CCAA, Spoletto, McDonald’s, Bob’s, Mister Pizza (uma das mais antigas), Astral (saúde ambiental), etc.
- Essa abertura de novos mercados traz desenvolvimento para o turismo, com o grande fluxo de pessoas que esse tipo de evento atrai para o município, afirmou Paulo Longobardi.