Foto: Ana Chaffin
O telefone (22) 2773-2518 está disponível para atender solicitações de recolhimento
No mês de dezembro do ano passado, a secretaria de Ambiente recolheu um total de 187 litros de óleo vegetal usado em Macaé. O material foi destinado a cooperativas cadastradas junto ao Instituto Estadual de Ambiente (Inea) para seu beneficiamento. No mesmo mês, foram recolhidas 36 toneladas de pneus inservíveis em borracharias cadastradas e em outros locais.
Segundo o coordenador de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território, o geógrafo Sávio Magaldi, é importante ressaltar que a participação da população dever ser contínua, pois o descarte inadequado de óleo vegetal, além de causar problemas nas redes coletoras de efluentes (esgoto), ocasiona enorme dano aos recursos hídricos, pois este material é altamente degradante em contato com a água.
- Os pontos de coleta de óleo vegetal já utilizado continuam os mesmos: a Base da Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território na Lagoa de Imboassica, na Rua Amphilóphio Trindade e a sede da secretaria de Ambiente na Imbetiba, na Rua da Igualdade – disse.
Pneus inservíveis
O recolhimento de pneus também é realizado pela secretaria de Ambiente, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território, que gerencia o recebimento deste material inservível na cidade. Os pneus são apanhados regularmente nas borracharias cadastradas e em outros locais e são destinados a empresa especializada para seu beneficiamento.
- No último mês do ano passado, foram recolhidos e encaminhados para o devido tratamento cerca de 36 toneladas de pneus. Por se tratar também de uma questão de saúde pública, nossa equipe se encontra à disposição para o recolhimento quando acionada, ligando para o telefone 2773 2518, na Coordenadoria de Biodiversidade e assim encaminharemos a equipe de coleta - concluiu.