logo

Macaé reduz dados de mortalidade

13/01/2014 13:30:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Érica Ferreira

Resultado alcançado no primeiro ano da nova gestão, é reflexo do trabalho de aprimoramento no setor e qualificação dos profissionais

Dados divulgados pela equipe de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde apontam que, em 2013, Macaé conseguiu reduzir o número de morte das três principais causas de mortalidade no município. A maior redução foi nas causas externas relacionadas à violência e aos acidentes, com queda de 12,74%, seguida pela redução de óbitos por câncer, com 7,4%, e causas cardiovasculares, com 6,04%.

As três maiores causas de mortalidade no município, ao longo dos últimos anos, repetem o perfil dos índices mais frequentes na região Sudeste. A principal causa está relacionada ao aparelho cardiovascular, seguida por câncer ou causas externas (violência, acidentes, etc). O resultado alcançado no primeiro ano da nova gestão, de acordo com o secretário de Saúde, Dr. Flávio Antunes, é reflexo do trabalho constante de aprimoramento no setor e qualificação dos profissionais.

- Neste primeiro ano, investimos no abastecimento das unidades de emergência, remanejamento das equipes, valorização dos profissionais de saúde, treinamento e apoio, com foco no planejamento sem negligenciar a necessária ação imediata. O fruto disso começa a ser colhido em resultados como esse, afirma Dr. Flávio.

Para 2014, a Saúde terá ainda mais investimentos com o planejamento voltado para reforço da atenção básica, com foco na medicina preventiva e melhorias em infraestrutura, a exemplo do Hospital Público de Macaé que receberá obras de ampliação.

Confira tabela abaixo:



Causa (CID10) 2012 2013 Redução em relação à 2012



Doenças do Ap. Circulatório 281 264 - 6,04%



Causas externas 204 178 - 12,74%



Câncer (Neoplastias) 162 150 -7,40%