Foto: Kaná Manhães
Serviço permanece no município até às 11h, desta sexta-feira
O Serviço Móvel de Tomografia Computadorizada (SMTC), instalado em Macaé desde o dia 17, já se aproxima da meta dos 400 exames, atendendo moradores de toda a região. O Serviço permanece no município até às 11h, da próxima sexta-feira (27), na Praça Washington Luiz (Centro).
Em Macaé, por mês, são registradas 300 marcações para exames de tomografias nas redes municipais de saúde. No Hospital Público de Macaé (HPM) através de uma média mensal entre o período de janeiro e julho deste ano, foram registrados 582 exames de tomografia. Com o Serviço Móvel de Tomografia instalado no município, em apenas uma semana, 300 exames foram realizados, diminuindo a demanda de marcações das redes públicas.
De acordo com o Coordenador do Serviço Móvel de Imagens, Jorge Ataualpa Lima, a expectativa com os atendimentos durante os dias trabalhados na cidade é reduzir o tempo de espera dos pacientes e absorver as demais demandas dos serviços públicos de saúde do município.
Rosária Maria da Paixão Barreto, da Coordenadoria de Controle e Avaliação, ressalta que o atendimento foi excelente e ajudou a desafogar os casos existentes no município e as demandas urgentes de outras localidades. “A vinda do Serviço para Macaé colaborou bastante para diminuir a demanda de exames tanto dos moradores da cidade como os das outras regiões, adiantando o processo de agendamento das consultas que estavam marcadas e minimizando os gastos com o aparelho de tomografia”, explica Rosária.
Segundo Jorge Ataualpa Lima, o Serviço Móvel de Tomografia Computadorizada, após deixar Macaé, deve seguir, para os municípios vizinhos, como: Búzios, Cabo Frio, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu e São Fidélis. E a previsão é que o Serviço retorne ao município no próximo ano. Também há a ideia de trazer já no início de 2011 o exame de Ressonância Magnética, que por enquanto vai atender as cidades da Baixada Fluminense do Estado, por algumas dificuldades no acesso do transporte ao local de destino.
O Serviço Móvel de Tomografia Computadorizada, instalado em um veículo automotivo, realiza um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. O aparelho é operado por médicos radiologistas, com especialização na área e funciona com gerador ou eletricidade externa, tem gerador próprio, dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e capacidade para operar de oito a nove horas por dia, e ainda conta com vestiário para o paciente.
O serviço é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), em parceria com a Prefeitura de Macaé, e apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), das Coordenações da Secretarias Municipais de Saúde, da Secretaria Municipal de Ordem Pública, através da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas de Macaé, Guarda Municipal e da Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi).