logo

Macaé se destaca na 8º Olimpíada Brasileira de Matemática

05/12/2012 17:48:00 - Jornalista: Carlos Vinicius Fernandes Alves

A oitava edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2012) premiou os alunos de todo o país que tiveram destaque na competição. E a rede municipal de ensino de Macaé comemora o desempenho dos seus alunos. Isso porque após três etapas da disputa, estudantes de escolas municipais garantiram medalhas, além de terem recebido diversas Menções Honrosas.

A 8º Obmep contou com representantes macaenses no Nível I, formado pelo 6º e 7º anos do ensino Fundamental, no Nível II, matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, e também no Nível III, em que participaram alunos matriculados no Ensino Médio. E o Nível I foi o que trouxe os prêmios mais expressivos, com uma medalha de ouro do aluno Maycon Gomes Moreno, da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira. A diretora da unidade de ensino não esconde o orgulho pelo feito do estudante.

Em virtude desse desempenho, Maycon já está convidado a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que se realizará em 2013 para os medalhistas da Obmep 2012. No PIC, que tem duração de 12 meses, o aluno poderá estar em contato com questões no ramo da matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para o futuro profissional e acadêmico. O programa dá direito a uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é um incentivo financeiro concedido ao estudante medalhista.

Além dele, outros estudantes também garantiram medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Foram mais dois bronzes no Nível I, com o aluno Lucas Willeman de Souza, também da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, e com Breno Ferreira Clen Pregione, do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão.

Orgulhoso do resultado alcançado pelos estudantes da rede municipal, o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, afirma que o resultado reflete todo esforço da Secretaria de Educação em disponibilizar meios e também a dedicação dos professores, em conjunto com a Coordenação de Matemática para desmistificar a ideia que a matéria é o “bicho papão” entre todas disciplinas:

- Estamos muito satisfeitos pelo resultado alcançado pelos nossos alunos nesta avaliação, que é mais um estímulo ao estudo da matemática. Isso reflete que, além do esforço de alunos e professores, que os recursos disponibilizados, como os Laboratórios de Matemática e os diversos materiais de apoio ao ensino, também são muito importantes - afirmou.

Após o resultado da Obmep, ainda foram distribuídos diversas Menções Honrosas aos alunos da rede municipal. Foram 10 no Nível I, 10 no Nível 2 e mais quatro no Nível 3. Neste caso, foram contemplados alunos das escolas Maria Isabel Damasceno Simão, Polivalente Anísio Teixeira, Ciep Maringá, Sana, Ivete Santana Drumond de Aguiar, Maria Letícia Santos Carvalho, Elza Ibrahim, Pedro Adami, Engenho da Praia, Cláudio Moacyr de Azevedo, além do Colégio de Aplicação (CAp-Funemac).

- Estávamos ansiosos quanto à divulgação dos resultados. Esta é mais uma ferramenta para trabalharmos em prol do processo ensino-aprendizagem da disciplina. Com a olimpíada não incentivamos apenas os estudantes, mas também os professores quanto à utilização de estratégias e dinâmicas para aulas mais prazerosas - finalizou a coordenadora de Matemática, Norma Tannus.