logo

Macaé se prepara para a I Mostra de Teatro do Oprimido

13/11/2009 12:14:12 - Jornalista: Assessoria do CTO e Secom*

A secretaria de Saúde de Macaé em parceria com o Centro de Teatro do Oprimido realiza nesta segunda e terça-feira (16 e 17) o terceiro módulo do curso de formação de multiplicadores do Projeto Teatro do Oprimido na Saúde Mental. Na quarta-feira (18) acontece a Pré-Mostra de Macaé.

O objetivo do Curso III é estimular o desenvolvimento da Estética do Oprimido entre os multiplicadores em formação e os grupos (GTO Esperança, GTO Tô Fazendo Arte, GTO Capazes, Iguais e Idealista e GTO Emergentes do Tempo) de Teatro do Oprimido da cidade, além de preparar as cenas que serão apresentadas na Pré-Mostra. Este evento acontece de 10h às 17h na Escola Estadual Matias Neto.

Na terça-feira, acontece a Pré-Mostra quando haverá exibição de filme, exposição da Estética do Oprimido e apresentações de três espetáculos e encerramento musical. O evento acontece de 14h às 18h no Colégio Estadual Luis Reid.

A primeira cena será apresentada pelo GTO Esperança, composto por três cuidadores, profissionais da saúde e familiares do Programa de Atenção Integral ao Idoso. O tema desta apresentação é o desrespeito ao Estatuto do Idoso no transporte coletivo.

Na segunda cena apresentada pelo GTO Tô Fazendo Arte, composto por dez jovens e Adolescentes da Escola Samuel Brust, de Saúde Mental na Atenção Básica, o tema é violência doméstica.

Na terceira cena do dia, apresentada pelo GTO Capazes, Iguais e Idealistas, composto por dez usuários de Saúde Mental do Caps Betinho, o tema é discriminação ao portador de sofrimento psíquico. Na quarta apresentação, às 19h, o GTO Emergentes do Tempo, composto por seis pessoas idosas do Programa de Atenção Integral ao Idoso, o tema é violência contra a mulher.

O evento é uma preparação para I Mostra de Teatro do Oprimido de Macaé, que acontece no mês de dezembro é produzido por Claudia Simone, psicopedagoga e curinga do Centro de Teatro do Oprimido, com Alessandro Conceição, curinga-assistente do Projeto Teatro do Oprimido na Saúde Mental, cuja coordenação nacional é do sociólogo Geo Britto, projeto patrocinado pelo Ministério da Saúde por intermédio do Fundo Nacional de Saúde e realizado pelo Centro de Teatro do Oprimido, no Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

* Ney Motta e Genimarta Oliveira