Macaé se prepara para a segunda Protection Offshore

02/02/2006 17:03:43 - Jornalista: Marilene Carvalho

A cidade de Macaé está em contagem regressiva para receber a segunda edição da Protection Offshore – Feira e Conferência Internacional de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Indústria de Petróleo Offshore. O evento será realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho – Macaé Centro, nos dias 7, 8 e 9 de junho. Em sua primeira edição, em 2004, a Protection Offshore contou com 124 expositores e 8.700 visitantes nos três dias. A empresa que promove e organiza a feira, a MG – Media Group do Brasil, vislumbra a mesma expectativa de sucesso para este ano.

O sucesso da estréia consolidou a Protection Offshore como o mais importante evento de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) na indústria offshore de petróleo na América do Sul. Entre workshops, seminários e diálogos de bastidores, a presença das maiores petroleiras, fabricantes, importadores e distribuidores de produtos e serviços, a feira especializada em SMS abre possibilidade direta de prestações de conta à comunidade com relação ao meio ambiente, segurança industrial, saúde do trabalhador e infra-estrutura urbana.

O diretor da Media Group, Eric Henderson, esteve nesta quarta-feira, dia primeiro, na prefeitura de Macaé trazendo informações sobre o evento. Ele se reuniu no gabinete do prefeito com os secretários de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel, de Comunicação Social, Romulo Campos, e Adolpho Moura, coordenador de Comércio Exterior. Segundo ele, a programação da Protection Offshore será divulgada ainda este mês. “Vamos ter novamente a participação da Shell, e dessa vez com um estande ainda maior”, disse entusiasmado o presidente da MG do Brasil.

A Petrobras, uma das principais apoiadoras da Protection Offshore vai patrocinar este ano o estande do IBAMA, onde as empresas vão dispor de um escritório de licenciamento ambiental e obter orientações e esclarecimentos sobre meio ambiente, relativos à atividade offshore. Aproveitando a realização da feira, o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, disse que vai efetivar o cadastramento ambiental das empresas visando conhecer o perfil de cada uma delas em relação à produção e destinação de resíduos.

Além da prefeitura de Macaé, que tem seu lugar de destaque no cenário da Bacia de Campos, a Protection Offshore contará com a participação das principais autoridades dos municípios produtores.Também farão parte do encontro no Macaé Centro, representantes dos governos estaduais e da União, de agências reguladoras, Ong’s, e líderes da comunidade local. E ainda, gerentes e diretores das áreas de SMS, profissionais dos meios de comunicação executivos com poder de decisão de empresas envolvidas na produção de petróleo, gás e energia.