Macaé se prepara para realizar, nos dias 09 e 10 de agosto, o Fórum da Juventude, uma iniciativa da subsecretaria de Infância e Juventude (Sinjuv) e secretaria de Desenvolvimento Social, que tem como pauta principal as políticas publicas desenvolvidas pelo município em prol dos jovens. Até o evento serão realizados Pré-fóruns, com o objetivo de mobilizar a sociedade para a discussão.
O primeiro Pré-fórum acontece na próxima segunda-feira (10) no Centro de Recursos Integrados ao Adolescente (Criadd), instituição sediada no município, ligada à secretaria Estadual de Educação (Degase), e que executa medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei. Os outros serão realizados nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência ao Adolescente e em escolas, em datas a serem divulgadas posteriormente.
A Sinjuv organiza o Fórum da Juventude em parceria com a secretaria municipal de Educação, com o Centro de Referência do Adolescente, Pastoral da Juventude, Ong Ciem H2 e subsecretaria de Pessoa com Deficiência.
Com ações coordenadas pela secretaria de Desenvolvimento Social, elaborando e discutindo as políticas públicas da assistência social para a juventude do município, a Sinjuv administra os Centros Municipais de Apoio à Infância e Adolescência (Cemaia). Entre os projetos está o Projeto Juventude Viva, que tem o objetivo de diminuir o índice de homicídios de jovens negros.