logo

Macaé se prepara para receber Parada do Orgulho LGBT

30/09/2013 16:12:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Maurício Porão

Prefeitura apoia diversas manifestações sobre os direitos LGBTs, como fórum para discutir o tema

No próximo domingo (6), a orla da Praia Campista estará decorada com as cores do arco-íris para receber a nona Parada do Orgulho LGBT de Macaé. Contando com o apoio da Prefeitura de Macaé, o evento é organizado em parceria com os grupos Movimento da Diversidade Social (MDS) e Grupo da Diversidade de Macaé (GDM).

Esse ano, a Parada do Orgulho LGBT, que tem como tema “Pior que a diferença é a indiferença. Pela adesão ao movimento e a luta contra a homofobia - juntos somos mais fortes”, quer enfatizar a união dos grupos e dos gays, lésbicas, transexuais, travestis e bissexuais. O objetivo é sensibilizar os participantes sobre o respeito e a livre orientação sexual, procurando dar visibilidade ao movimento de luta pelos direitos humanos e cidadania.

A Prefeitura de Macaé estará presente na Parada do Orgulho LGBT através da Fesportur, secretaria de Desenvolvimento Social e da Coordenadoria Extraordinária da Diversidade Sexual, que realizará campanhas educativas sobre o respeito à diversidade e a luta contra a homofobia. “Pretendemos mostrar o quanto é importante a união e a adesão do segmento para a luta em prol da expressão a favor da diversidade sexual, com respeito aos direitos de cada cidadão”, destacou Tayse Marinho, coordenadora de Diversidade Sexual do governo municipal.

Um dos momentos marcantes desse ano será a homenagem que a organização do evento fará para Olga Neme Rios, falecida no início de 2013. A advogada, e então presidenta da ONG Milagre da Vidda, era conhecida por sua defesa dos direitos LGBTs na cidade e também sua atuação na questão da prevenção à Aids.

A concentração acontecerá às 13 horas nas proximidades do Trevo da Praia Campista. O evento conta com o suporte da Polícia Militar, Guarda Municipal e Mobilidade Urbana, que estarão de prontidão para a segurança dos participantes e a fluidez do tráfego.