Macaé se prepara para sediar Brasil Offshore

30/11/2006 16:45:56 - Jornalista: Janira Braga

A quarta edição da Feira e Conferência Internacional da Indústria Offshore de Petróleo e Gás, a Brasil Offshore, que será promovida de 19 a 22 de junho, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, vai consolidar o evento como um dos três maiores do mundo do setor de petróleo. A expectativa é do diretor da organizadora do evento, a Media Group do Brasil, Eric Henderson. Nesta quinta-feira (30), secretários municipais se reuniram com Eric para traçar as estratégias de planejamento da feira e definir o detalhamento do apoio da prefeitura.

- Esta edição da Brasil Offshore consolida o evento internacionalmente. As conferências que o Instituto Brasileiro de Petróleo está organizando serão mais internacionais e teremos transmissão on line, via satélite – destacou o diretor da Media Group. Na última edição da feira, a secretaria de Comunicação Social da prefeitura transmitiu a feira ao vivo e o projeto, nesta nova edição, será ampliado.

O secretário de Comunicação, Romulo Campos, pontuou que multinacionais de grande porte do arranjo produtivo de petróleo e gás vão expor na feira, criando oportunidade de negócios e troca de experiências. “Macaé é responsável pela produção de 85% do petróleo nacional e a realização da feira na cidade mostra a inserção da economia local no mercado internacional de negócios”, observou.

De acordo com o secretário, a prefeitura vai dar todo o apoio para a realização da Brasil Offshore, com demandas a serem resolvidas em reuniões periódicas até junho. Uma das novidades desta edição da Brasil Offshore será a ampliação do número de dias de realização – serão quatro dias de evento. Além disso, a feira, que chega em sua quarta edição, terá uma hora a mais por dia, funcionando até às 21 horas.

Em 2005, 508 expositores mostraram seus produtos e serviços na Brasil Offshore, que foi visitada por 35.950 pessoas, ocupando uma área de 24.195 metros quadrados. Para a próxima edição, a expectativa é que os números sejam ainda mais expressivos. Segundo o diretor da Media Group, cerca de 90% dos estandes já foram comercializados. “Teremos cerca de 35 mil visitantes e mais de 500 estandes”, detalhou Eric Henderson

A prefeitura de Macaé terá um estande na Brasil Offshore, onde vai mostrar todas as suas potencialidades econômicas e de infra-estrutura, com vistas a novos investimentos.

Participaram da reunião, além do secretário de Comunicação, os titulares das pastas de Obras (Tadeu Campos), Planejamento (Carla Mussi), Ciência e Tecnologia (Guilherme Jornda), a chefe de gabinete, Elma Mussi, o presidente da Empresa Pública Municipal Macaé de Turismo (Macaé-Tur), Paulo Longobardi Filho, o Coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, o assessor especial da Secom, Décio Braga, entre outros.