Macaé se prepara para Semana Mundial de Aleitamento Materno

02/07/2013 15:48:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Prefeitura de Macaé já prepara a programação comemorativa da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece de 1º a 7 de agosto. Com essa mobilização, o município abraça uma campanha realizada simultaneamente em 120 países e traduzida em 14 línguas. O tema deste ano é “Apoio às mães que amamentam – Próximo, contínuo e oportuno!”.

De acordo com os organizadores municipais do evento - gestores e técnicos da Divisão Especial da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) e da Gerência de Aleitamento Materno - essa semana de atividades será o pontapé para um trabalho mais amplo de capacitação dos profissionais que atuam em todos os postos de saúde de atenção básica à família de Macaé.

O objetivo é que essas unidades sejam reconhecidas pelo governo do estado como unidades básicas amigas da amamentação. Todo o trabalho terá início durante as consultas de pré-natal realizadas a partir de agosto. Os centros de saúde deverão cumprir os dez passos para uma amamentação bem sucedida e melhorar a duração e os índices de amamentação exclusiva, conforme orientação do Ministério da Saúde. A Semana Mundial de Aleitamento Materno é fomentada por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (Paismca) do Ministério da Saúde.

Segundo a gestão municipal desse programa, o tema deste ano indica a importância dos grupos de Mães ou de Aconselhamento em Amamentação. Isso porque é verificado que, mesmo quando as mães têm um bom começo na sua experiência de amamentar, muitas vezes, semanas ou meses depois do parto, deixam de amamentar, o que reduz as taxas de amamentação registradas. De acordo com os técnicos, o momento chave para o aconselhamento comunitário é quando as mães estão frequentando os postos de saúde.

O Grupo de Mães é uma estratégia para se chegar a muitas mulheres e também com mais frequência. Ele pode ser conduzido por qualquer pessoa da comunidade que esteja capacitada no apoio às mães. Essas pessoas treinadas e disponíveis abrem canais de comunicação para responder às perguntas mais frequentes e abordar os temas que as mães tenham interesse. O incentivo e a capacitação de quem apoia a amamentação é o foco da campanha deste ano.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece no Brasil, desde 1999, apesar de ter sido criada em 1992. Ela é parte do empenho de organismos como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) voltado para a sobrevivência e o desenvolvimento da criança.

Programação - Já estão confirmados o “Café com leite materno”, uma conversa com as vovós que “amamentam”, no dia 2 de agosto. A presença de representantes da ONG Amigas do Peito está ratificada para o evento. No dia 5 de agosto, das 8h às 17h, haverá o I Simpósio de Aleitamento Materno, realizado no auditório do Paço Municipal. Dia 6, a mobilização será em uma tenda no Calçadão da Av. Rui Barbosa, em frente à Nova Aurora, no Centro. O encerramento, no dia 7, contará com representantes da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES/RJ). Durante toda a semana acontecerão atividades nas unidades de saúde que trabalham com gestantes, puérperas e lactantes. As escolas municipais também terão atividades organizadas pelas equipes da Saúde na Escola e do Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação.