Foto: Guga Malheiros
Evento organizado pela Fundação de Esporte e Turismo acontece neste sábado e domingo, na Lagoa de Imboassica
Fazendo parte da programação esportiva na comemoração do aniversário da cidade, Macaé vai sediar a 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Canoa Havaiana e Stand Up neste sábado e domingo (26 e 27), na Lagoa de Imboassica. O evento, realizado pela Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), conta ainda com a organização da Federação de Canoa Havaiana do Estado e Federação de Stand Up Paddle do Rio de Janeiro, além dos clubes da cidade, Macaloha Va’a e Macaé SUP Club.
Segundo os organizadores do campeonato, são esperados mais de 200 competidores. Já confirmaram presenças atletas de Macaé, Rio das Ostras, Cabo Frio, Niterói e Rio de Janeiro. O presidente da Fesportur, Ricardo Salgado, destacou a importância do evento.
“Além de uma competição esportiva de alto nível, o campeonato tem como foco chamar atenção para a Lagoa de Imboassica, que é um dos melhores locais para a prática do stand up paddle e canoa havaiana, e que passa por melhoras na balneabilidade”, informou.
No sábado (26), a primeira largada acontece às 10h, na modalidade Stand Up. Aos adeptos da prancha com remo, serão sete categorias em disputa em três distâncias, sendo percursos de 2km, 6km e 12km. Em seguida, às 15h, inicia a competição de canoa havaiana, que será dividida em 11 categorias e nove largadas. A competição continua no domingo (27), sendo a primeira largada mais cedo, às 8h30.
Embora pouco difundida no Brasil, o número de praticantes de canoa havaiana vem crescendo, juntamente com outros esportes náuticos. Para o Presidente do Clube Macaloha Va’a, Carlos Paiva, os benefícios da modalidade são muitos. “A atividade possui várias vantagens: exercício físico, terapia mental, integração social, integração familiar, integração ambiental. Criamos um laço de amizade muito forte, uma verdadeira família”, concluiu.