Foto: Robson Maia
Lema escolhido é “Saúde e ambiente, vamos cuidar da gente”; oito cidades devem participar
“A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”. Este é o tema proposto para a realização da I Conferencia Regional de Saúde Ambiental (Corsa), do Norte Fluminense, programada para acontecer em Macaé, no próximo mês de setembro.
Nesse sentido, oito municípios do norte fluminense - Campos dos Goytacazes, Carapebus, Conceição do Macabú, Macaé, Quissamã, São Fidelis, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra - já estão se mobilizando. O lema escolhido é “Saúde e ambiente, vamos cuidar da gente”.
A escolha de Macaé como sede da Conferência foi feita pela Comissão Organizadora Executiva da I Conferência Estadual de Saúde Ambiental, baseada na posição do município como fomentador de políticas públicas ambientais e de saúde. A data escolhida para a realização do evento é o dia 29, início da primavera, antecedendo as etapas estaduais e a nacional.
Segundo o secretário executivo do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMMADS), Eduardo Tavares, a etapa estadual será realizada nos dias 15, 16 e 17 de outubro e a etapa nacional que acontece no mês de dezembro, em Brasília. Ele assegura que a Corsa-NF deverá cumprir o seu papel na preservação ambiental e de saúde da região.
- Vamos realizar a Corsa-NF com o objetivo de apontar as políticas públicas no campo da saúde ambiental, através de ações intersetoriais no setor público, em parceria com a sociedade civil organizada, visando a defesa e a preservação da saúde e do ambiente, a qualidade de vida e a garantia de territórios sustentáveis. Nesse sentido já estão sendo formadas as subcomissões que irão reger o evento – revelou, completando que as quatro subcomissões propostas para a I conferência regional são: Metodologia, Temática e Relatoria; de Regimento e Regulamento; de Comunicação, Articulação e Mobilização; e Executiva de Infra-Estrutura e Financiamento.
Os eixos temáticos indicados pela executiva nacional para as conferencias regionais deste ano são: Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta; Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios; e Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para a construção de territórios sustentáveis.
De acordo com o secretário interino da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semmaurb), Hélio de Almeida, em atendimento à solicitação da Comissão Organizadora Executiva da I Conferência Estadual de Saúde Ambiental e em conformidade ao decreto federal do último dia 14 de maio, expedido pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, o município de Macaé, anfitrião do evento, já designou três membros para formar a Comissão Organizadora da primeira Corsa-NF.
- A Comissão Organizadora da primeira Corsa-NF já está formada inicialmente por três membros. Posteriormente, a comissão será integrada por um representante de cada cidade do norte fluminense. Com relação às subcomissões, as secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo e de Saúde, do nosso município como também das sete cidades do norte fluminense já estão se articulando para indicar os membros que irão trabalhar para o bom desempenho da conferencia.
Os interessados em participar da Conferência Regional de Saúde Ambiental poderão se inscrever em breve, no site da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br). Para obter mais informações é só ligar para (22) 27624802 ou 27572410 e falar com Paula Tavares ou Eduardo Oliveira.