logo

Macaé sedia curso regional em Tuberculose

19/06/2007 15:22:50 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Macaé sediará, nesta quinta-feira (21), o Curso regional em tuberculose para os profissionais do Programa Saúde da Família. O evento, promovido pela secretaria estadual de Saúde com o apoio da secretaria de Saúde de Macaé, será realizado no auditório da Associação Médica, a partir das 8h30.

Segundo o gerente do Programa de Controle da Tuberculose de Macaé, o médico Antônio Bento, o curso tem como objetivo capacitar os médicos e enfermeiros do PSF para trabalhar na gestão, vigilância e controle da tuberculose na região. “Para melhorar o controle da tuberculose, é prioritário que se disponha de pessoal bastante qualificado e motivado”, ressalta Antônio.

De acordo com ele, outro fator importante do curso é a possibilidade de que estes profissionais possam fazer o acompanhamento dos pacientes em tratamento. O gerente explica que o tempo correto do tratamento são seis meses, porém, Antônio lembra que a partir dos 15 dias após iniciado o paciente deixa de transmitir a doença e, em geral, os sintomas da tuberculose desaparecem no segundo mês e muitos doentes abandonam os remédios.

Ele acrescenta que a tuberculose é uma doença curável, mas é preciso a adesão dos pacientes. O tratamento, totalmente gratuito, dura em média seis meses e não pode ser interrompido. “Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a tuberculose não é uma doença do passado. Ela é uma preocupação mundial, pelo número de casos e pela sua gravidade, mas que pode ser curada e erradicada”, frisa.

O médico ressalta que o perigo do abandono do tratamento é tornar a tubérculo multirresistente, o que requer um tratamento mais rigoroso com o uso de antibióticos cada vez mais fortes.

Participam do curso os profissionais dos municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Conceição de Macabu, Quissamã, São Francisco do Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra.