Foto: Ana Chaffin
Evento será realizado sábado no Parque de Exposições Latiff Mussi, a partir das 8h, com apoio da Prefeitura de Macaé.
Depois do sucesso da Expo Macaé 2011, Macaé sedia neste sábado (6) a Feira de Animais Rio Genética. O evento será realizado no Parque de Exposições Latiff Mussi, a partir das 8h, com apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da subsecretaria de Agricultura e Abastecimento do município. A ideia da feira, que está em sua 15ª edição, é proporcionar aos pecuaristas fluminenses o melhoramento genético de seus rebanhos. A Rio Genética é promovida pela Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, em parceria com a Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro (Acerj),
De acordo o subsecretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Darlin Grativol, toda infraestrutura do evento está sendo providenciada para a visita dos produtores rurais. A feira acontecerá no pavilhão de leilões e, para isso, estão sendo realizadas ações como limpeza, colocação de capim seco, pulverização contra insetos e outros trabalhos.
- Teremos representantes dos estados do Rio, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Esta é a segunda vez que Macaé sediará a feira, trazendo diversos ganhos para os produtores do município. Com a genética de qualidade, o produtor rural consegue melhorias na sua produtividade -, ressaltou o subsecretário.
A Feira de Animais Rio Genética disponibilizará 250 vacas e novilhas Girolando, reprodutores e sêmen de touros provados de raças leiteiras. O objetivo é promover o fortalecimento do setor e dobrar a produção de leite no estado, atingindo um bilhão de litros até 2015.
Cada comprador poderá adquirir no máximo, 15 animais, respeitando o teto do valor de financiamento do programa Rio Genética, de R$ 50 mil por pessoa. O Rio Genética disponibiliza uma linha de crédito com juros de 2% ao ano e prazo de cinco anos para pagamento, sendo um ano de carência. Os interessados devem se habilitar junto aos escritórios da Emater-Rio e as agências do Banco do Brasil. Em Macaé, o escritório da Emater-RJ funciona na Rua Francisco Portela, 489, Centro.
As propostas dos interessados em cada lote dos animais que serão comercializados começam a ser recebidas a partir das 11h. As vendas serão oficializadas com a abertura dos envelopes para aqueles que apresentarem as maiores ofertas. Em caso de empate, será aberto um novo processo de compra entre aqueles que ofereceram o mesmo valor. A maior oferta verbal apresentada será a vencedora.