Desta quarta-feira (4) até domingo (8), Macaé será a sede das olimpíadas da Polícia Federal, o 1º JOISE’S – Jogos de Integração do Sudeste de 2007. Os jogos serão realizados nas cidades de Macaé, Quissamã, Araruama e Campos dos Goytacazes. A abertura do evento foi marcada com sessão solene, iniciada às 14h, no Ginásio Municipal Maurício Bittencourt.
O JOISE’S 2007 conta com total apoio da prefeitura municipal, através das secretarias de Educação de Governo e da MacaéTur – Empresa Municipal de Turismo que dará total apoio para as delegações vindas do Rio, São Paulo, Minas e Espírito Santo.
As olimpíadas acontecem há 20 anos e é uma forma que os organizadores encontraram visando a integração dos policiais de todos os estados brasileiros. Macaé foi escolhida como sede da região sudeste porque possui condições para a prática da maioria das modalidades esportivas do calendário do evento, além de estar estrategicamente localizada.
Agregada à integração da Polícia Federal, a programação da olimpíada inclui eventos culturais e sociais. Todos os dias haverá confraternização em uma lona cultural montada na praia de Imbetiba, onde serão oferecidas à população palestras anti-drogas e distribuição de cartilhas de conscientização.
Segundo o presidente da MacaéTur, Paulo Longobardi, um evento desse porte fomenta o turismo na cidade, projetando Macaé em grandes mídias estaduais e nacionais, além de incrementar a rede hoteleira, bares e restaurantes.
Cerca de 300 pessoas, entre atletas e integrantes das equipes, participam de mais de 10 modalidades esportivas incluindo futebol de salão, vôlei, tênis de mesa entre outros. A final da olimpíada será neste domingo, no Ginásio Municipal de Macaé, com entrega de troféus, medalhas e homenagens culminando com uma festa de confraternização.
Solenidade - Após o canto dos hinos Nacional, da Polícia Federal e de Macaé, o atleta João Ferreira Filho, campeão de arremesso de peso, acendeu a tocha olímpica e fez a tradicional volta em torno à quadra. Três delegações desfilaram na tarde desta quarta-feira no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A delegação do Espírito Santo teve problema com o ônibus e estava sendo aguardada.
Representando o prefeito Riverton Mussi, o diretor-presidente da Guarda Municipal, Antonio Franco saudou os esportistas e atletas: “Não se deve buscar apenas as medalhas, mas também a integração e a solidariedade. Quando retornarem para as suas cidades, levem no coração o acolhimento do povo macaense”, enfatizou o diretor-presidente da Guarda Municipal.
Presenças - Autoridades militares: sub-oficial Adiel Gonçalves, representando o comandante da Delegacia da Capitania dos Portos de Macaé, Luis Fernando da Cunha; tenente Pedro Soares da Silva Filho, delegado de Serviços Militares em Macaé; major Igor Carlos Batista; e o comandante do Forte Marechal Hermes.
Autoridades locais: diretor-presidente da Guarda Municipal, Antônio Franco de Carvalho; o comandante da Mactran, Coronel Lucio Aracati; o secretário de Administração Jean Franco; o representante do secretário de Esporte e Lazer, Mirinho, o assessor Mario Sergio Cure. O representante da Firjan-Macaé, Francisco Navega; o diretor de comunicação da ACIM, Guilherme Braga de Abreu; os representantes da Loja Maçônica Gonçalves Ledo, Wanderley Almeida e Marcos Navega; o chefe da Polícia Federal de Macaé, Eduardo Machado Fonte, a representante da MacaéTur, Elaine Silveira e Décio Braga, representando a Secom/PMM.