logo

Macaé sedia reunião do Conselho de Secretários Municipais de Saúde

16/09/2005 16:05:39 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Macaé vai sediar nos dias 20 e 21 de setembro, a partir das 14h, no auditório do Hotel Comfort Suítes, na praia dos Cavaleiros, a segunda reunião itinerante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), da Região Norte. O evento conta com a presença do secretário estadual de Saúde, Gilson Cantarino, e do presidente do Cosems, Valter Lavinhas.

Segundo o secretário de Saúde de Macaé, Fernando Diogo, serão discutidas questões do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Norte e da Comissão Intergestora Bipartite. “Na oportunidade vamos reivindicar ao secretário estadual de Saúde, que Macaé seja pólo da micro-região norte do Consórcio Intermunicipal de Saúde, que compreenderá as cidades vizinhas de Carapebus, Quissamã e Conceição de Macabu. Atualmente, os pacientes cardiopatas e oncológicos precisam se deslocar a Campos para fazer tratamento, por ser o município pólo, mas hoje temos toda infra-estrutura para que eles fiquem na cidade”, frisa.

Fernando explica que esta medida não aumentaria os gastos do estado e nem do Ministério da Saúde, pois é sabido que não existe provisão para implantação de novos credenciamentos. Esta verba que iria integralmente para o município pólo (Campos) teria parte transferida para Macaé. “Esta pequena verba será remanejada para Macaé, através do credenciamento das instituições de saúde que prestam os serviços de cardiologia, oncologia e cirurgia ortopédica ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, diz.

Outra questão que será abordada pelo secretário, é que o Plano de Desenvolvimento Regional também seja revisto, transformando os municípios de Macaé, Quisamã, Carapebus, Conceição de Macabu, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, (os dois últimos pertencem a Região Litorânea e têm como pólo Cabo Frio) na Região Petrolífera, que terá como pólo o município de Macaé. Campos seria pólo dos municípios da Região norte que abrange de São João da Barra a São Fidélis.

Fernando Diogo ressalta que Rio das Ostras e Casimiro de Abreu mesmo tendo como pólo Cabo Frio, utilizam a rede de saúde de Macaé devido à proximidade. “Os repasses financeiros irão amenizar os gastos do município e a cidade de Campos que hoje é o pólo da Região Norte não receberá mais o fluxo de pacientes de Macaé, Carapebus, Quissamã e Conceição de Macabu”.

De acordo com a assessoria do Cosems, as reuniões do Conselho sempre aconteciam na sede, no Rio de Janeiro, mas agora elas acontecerão em todas as regiões do estado, pois trata-se de uma oportunidade para reunir os representantes dos municípios fluminenses.