logo

Macaé sediará 1º Encontro Regional de Técnicos Industriais

22/09/2006 16:29:33 - Jornalista: Marilene Carvalho

Promover uma reflexão madura sobre a situação atual do ensino técnico e profissional para gerar subsídios, em face aos desafios de um novo século. Este é o principal objetivo do I Encontro Regional de Técnicos Industriais de Nível Médio, que estará acontecendo no auditório do Cefet – Uned Macaé, dia 28 de setembro. O evento é uma promoção dos sindicatos que representam a categoria nos estados do Rio de Janeiro (Sintec-RJ) e Espírito Santo (Sintec-ES), e da Associação de Ensino Técnico do Estado do Rio de Janeiro (AET-RJ).

A prefeitura de Macaé, entre outras entidades, apoiará o encontro por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e Renda (Semtre) e a Fundação Educacional de Macaé (Funemac). A abertura do evento está marcada para as 9h e contará com a participação do prefeito Riverton Mussi e do secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado. O encerramento da programação será às 20h. A comissão organizadora do encontro tem a expectativa de reunir cerca de 500 participantes.

O evento desenvolverá os debates de forma a oferecer alternativas para o fortalecimento do ensino técnico, profissionalizante e tecnológico, procurando atender não só às demandas do setor econômico, mas também as sociais e as do próprio indivíduo. “Estou seguro que o encontro em Macaé contribuirá para o aperfeiçoamento do sistema de educação profissional”, observa Osíris Barboza, vice-presidente do Sintec-RJ e presidente da AET.

O 1º Encontro Regional de Técnicos Industriais de Nível Médio apresentará três painéis, com abordagens sobre os desafios do presente e do futuro. O primeiro discutirá a “Educação Técnica e Profissional”, das 9h30 às 11:30h. Questões pertinentes ao “Mercado de Trabalho” serão comentadas no segundo painel, das 14h às 17h. O “Sistema Confea/Crea” será o tema debatido no encerramento do encontro, previsto para às 20h.