logo

Macaé tem 22 novos Contadores de História

06/09/2006 16:58:49 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Macaé conta com mais 22 profissionais formados em curso de Contadores de História, oferecido aos profissionais da rede municipal e também aos alunos e à comunidade. A formatura aconteceu na segunda-feira (04), no Auditório da secretaria municipal de Educação (Semed).

Segundo a professora e contadora de histórias, Margarida Maria Barcelos Souza Olive, os professores da rede municipal, no início deste ano letivo, solicitaram que a Semed oferecesse o curso de Contadores de História. A professora disse que em Macaé existe há onze anos o Grupo Historiarte, que vem, ao longo desses anos, exercendo esse trabalho nas escolas e nas comunidades.

Para atender à solicitação dos professores macaenses, a Semed, através do Setor Pedagógico, da Formação Continuada e da Coordenação de Leitura, resolveu oferecer o curso, com 50 horas/aula, com a participação dos professores Margarida Maria Barcelos Souza Olive, Maria Georgina de Souza e Andréa Cuzzatti Tonassi.

O curso iniciou em maio e a formatura aconteceu nesta segunda-feira. Nesse dia, os novos contadores contaram história pela primeira vez, no Colégio Municipal do Botafogo, em atividade realizada nos dois turnos. Os profissionais foram recebidos com alegria pelos alunos, que acompanharam, atentamente, as histórias.

Os concluintes do curso foram: Célia Andrade de Azevedo Silva, Cirliana Goulart Garcia de Oliveira, Cléa Lima da Cruz, Fabiana da Costa Salgado, Jucilene de Vasconcelos Sant”Ana, Lenilda Pereira da Silva, Lilia Gomes Aguiar Garbelini, Luciana Menezes do Nascimento, Luiziânia Ramos dos Santos, Maria Carla de Souza Lyrio, Maria de Fátima Curcio Medeiros Silva, Beatriz Helena Ramos de Souza, Cláudia Vicarone Pinto, Cristiane Moura de Souza, Elisângela de Oliveira Amado, Ilma Rouge Godim, Márcia Maria Rocon Martins, Margot Rejane Kellers, Maria de Fátima Antônio Barcelos, Meire Souza Tavares, Natália Cuzzatti Tonassi e Rosane Ramos de Souza Caputo.

Segundo a professora Margarida, no dia 14 de setembro será iniciada nova turma. As aulas acontecerão às sextas-feiras. A procura é grande e 30 pessoas já se inscreveram.

- Está nos planos realizar, em novembro, no Solar dos Mello, o primeiro sarau de Contadores de História. Estamos certos de que será um sucesso, pois o interesse pelo curso é grande, não só entre os profissionais de Educação, mas também entre os alunos e comunidade em geral – concluiu Margarida Maria.