logo

Macaé tem a única Faculdade Municipal gratuita do país

29/02/2008 15:11:42 - Jornalista: Thales Coutinho

Com o anúncio do prefeito Riverton Mussi que a Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (Femass) passa a ser pública, sem cobrança de mensalidades para todos os alunos, Macaé se torna a única cidade no Brasil com uma instituição de ensino superior municipal totalmente gratuita. A novidade, que beneficia diretamente 600 alunos da Femass, foi passada na noite desta quinta-feira (28), no auditório do Complexo Universitário. A medida é mais um investimento da prefeitura na educação e na qualificação profissional.

Depois de muito estudo, a prefeitura e a Fundação Educacional de Macaé (Funemac) concluíram que era possível tornar a Femass gratuita. A educação vem sendo um dos enfoques da atual administração. Os investimentos no ensino superior não comprometem o orçamento de 25% destinado à educação básica.

- Toda a cidade ganha com o investimento em qualificação profissional. O governo municipal vem mostrando sua vontade de trazer para Macaé o melhor em termos educacionais. É nosso objetivo que os macaenses tenham qualificação profissional e a oportunidade de estudarem no próprio município, em bons cursos e boas universidades – afirmou o prefeito Riverton Mussi.

Segundo dados, apenas 10% dos brasileiros tem acesso à faculdade e apenas 2% deles cursam uma faculdade pública. Diante de números pequenos, o prefeito afirmou que tornar a Femass gratuita é um sonho realizado pela atual administração municipal.

– Muitos duvidaram quando olharam o plano de governo e estava em nosso projeto a construção de uma Faculdade Municipal gratuita. Agora estamos respondendo aos descrentes. Diversos alunos deixaram de sonhar em cursar uma universidade por não terem condições de arcar com as despesas, que inclui faculdade, moradia, aluguel, transporte e alimentação. Hoje, estamos realizando um sonho dos macaenses – declarou Riverton.

De acordo com o presidente da Funemac, Joelson Tavares, a medida tem como objetivo oferecer mais uma oportunidade de acesso da comunidade macaense ao ensino superior. Segundo o presidente, as iniciativas do governo na educação marcam a atual gestão como grande realizadora de feitos.

- A educação nunca recebeu tanta atenção como vem acontecendo na atual administração pública municipal. O ensino superior é uma função do governo federal, cabendo ao município a educação básica, mas o governo Riverton foi além. Construiu o Complexo Universitário e agora se concretiza a Faculdade Municipal gratuita, a única em todo país – disse Joelson.

Diretor da Femass, Francisco Carlos Gomes, enalteceu os esforços da prefeitura de Macaé e da Funemac em garantir aos alunos um ensino superior, público, de qualidade e gratuito.

– Hoje, é um marco na história educacional do país. Quando poderíamos imaginar que Macaé receberia um Complexo Universitário desse porte e uma Faculdade Municipal gratuita para todos? O que era sonho, essa gestão tornou realidade.

Atualmente, a faculdade oferece os cursos de Administração, Sistema de Informação, Engenharia de Produção. Além disso, o município já conta com os cursos gratuitos de Biologia, Farmácia e Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e os cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para 2009, mais dois prédios do Complexo Universitário serão construídos, incluindo um laboratório e a chegada dos cursos de Medicina da UFRJ e de engenharia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

Segundo a coordenadoria da FeMass, para ter direito ao benefício, é importante que os alunos inadimplentes quitem suas dívidas com a instituição. Para isso, devem procurar a secretaria da faculdade que funciona, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.