Um clássico regional é o próximo desafio do Macaé Esporte no Campeonato Carioca. O alvianil praiano enfrenta o Boavista, de Saquarema, no próximo domingo (22), no estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o "Moacyrzão", em Macaé, às 17 horas. O jogo é válido pela sexta rodada. Os times estão em situações diferentes na competição. Com seis pontos ganhos em cinco partidas (uma vitória, três empates e uma derrota), o Macaé ocupa a nona colocação. Já o alviverde da Região dos Lagos está na lanterna, com apenas um ponto ganho, e acumula cinco derrotas na disputa - hoje, estaria rebaixado à Série B.
Para o confronto o técnico Josué Teixeira não poderá contar com o meia Marquinhos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O treinador ainda não definiu o substituto do titular. Na partida diante do Bonsucesso (empate em 1x1, na última quinta-feira, no estádio De Los Larios, em Duque de Caxias), o treinador sacou Marquinhos no início do segundo tempo e colocou em campo o meia-atacante Eberson, autor do gol macaense. Foi a primeira vez que o jogador marcou após seu retorno ao clube. "O gol foi importante, agora é continuar o trabalho", disse Eberson ao site oficial do Macaé.
Uma vitória sobre o Boavista é considerada como fundamental para que o Macaé se aproxime da meta estipulada por Josué Teixeira, de conquistar 12 pontos em cinco jogos - incluindo o último. De acordo com os cálculos do treinador, esta seria a quantidade suficiente para que a equipe se aproxime do G-4, o grupo dos quatro primeiros colocados, e que vai disputar as semifinais. Até agora o Macaé marcou cinco gols e sofreu sete. O artilheiro da equipe é o centroavante Giancarlo, com dois gols. O lateral esquerdo Diego, o atacante Pipico e o meia-atacante Eberson marcaram uma vez cada.
Em momento ruim no campeonato, o Boavista vai tentar a reabilitação. Depois da derrota para o Flamengo por 2x0, na última quinta-feira (19), no Maracanã, o técnico Antônio Carlos Roy foi demitido pela diretoria. Para o lugar dele foi contratado o experiente Waldemar Lemos, de 60 anos, irmão do técnico do Palmeiras, Oswaldo de Oliveira. Waldemar, cujo último trabalho foi no Vila Nova (Goiás), acumula passagens pelo Flamengo e por clubes pernambucanos como Náutico e Sport, entre outras equipes do futebol brasileiro e internacional.
A campanha do Macaé até agora:
Macaé 1x1 Flamengo
Friburguense 1x1 Macaé
Macaé 2x1 Nova Iguaçu
Vasco da Gama 3x0 Macaé
Bonsucesso 1x1 Macaé
Jogos da 6ª Rodada:
Sábado (21 de fevereiro)
Botafogo x Nova Iguaçu - Estádio Engenhão - 17 horas
Volta Redonda x Bangu - Estádio da Cidadania - 18h30
Domingo (22 de fevereiro)
Madureira x Flamengo - Estádio da Cidadania - 16 horas
Cabofriense x Friburguense - Estádio Alair Corrêa - 16 horas
Tigres do Brasil x Bonsucesso - Estádio De Los Larios - 16 horas
Macaé x Boavista - Estádio Moacyrzão - 17 horas
Fluminense x Vasco da Gama - Estádio Engenhão - 18h30
Barra Mansa x Resende - Estádio da Cidadania - 19h30
Classificação geral do Campeonato Carioca:
1º) Flamengo - 13 pontos
2º) Botafogo - 13 pontos
3º) Volta Redonda - 13 pontos
4º) Fluminense - 12 pontos
5º) Vasco da Gama - 11 pontos
6º) Madureira - 10 pontos
7º) Friburguense - 7 pontos
8º) Bangu - 7 pontos
9º) Macaé - 6 pontos
10º) Resende - 4 pontos
11º) Cabofriense - 4 pontos
12º) Tigres do Brasil - 3 pontos
13º) Barra Mansa - 2 pontos
14º) Bonsucesso - 2 pontos
15º) Nova Iguaçu - 1 ponto
16º) Boavista - 1 ponto