logo

Macaé tem Dia D vacinação para cães e gatos

25/03/2023 17:27:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Vacina de cães e gatos contra raiva movimenta Macaé

O Dia D Municipal de Vacinação Antirrábica para cães e gatos, realizado neste sábado (25), movimentou a área central, bairros, além da região serrana e ganhou adesão da população. A ação é da Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas). O vira-latas caramelo Foguete, de oito meses foi acompanhado pelo tutor Vínicius Mendonça, na Praça Washington Luíz. O doguinho chegou cheio de energia pulando e fazendo farra para vacinar.



“Fiz questão de trazer. Esta vacina é muito importante. Quem ama, cuida”, comentou.

Com o objetivo de intensificar a imunização dos pets a partir de 4 meses, a Coordenadoria atuou com 130 funcionários com a expectativa de aplicar uma média de 9 mil doses.

À frente da praça Washington Luiz, tutores recebiam orientações em uma tenda montada com a atuação de universitários do curso de Medicina Veterinária da “Estácio de Sá”.A dona de casa Cláudia Almeida recebeu as dicas ao levar o gatinho de estimação, Rafael, de três anos, para receber a vacina. Dócil, o gato e a tutora entraram na fila e em poucos minutos tiveram a imunização .

Presente,o coordenador do Cevas Flávio Muniz, disse que a intenção com o Dia D é erradicar a raiva.


“Só no turno da manhã no polo da Praça Washington Luís, uma média de 200 cães e gatos foram vacinados.No Brasil, nos últimos cinco anos houve registro de 19 casos. Esta estatística tem que mudar. Quem não pôde trazer, pode comparecer de segunda à sexta na Unidade Básica de Saúde Animal, no Parque de Exposições Latiff Mussi”, citou.



Vale lembrar, que a vacina antirrábica é obrigatória e deve ser aplicada uma vez por ano para garantir que a raiva continue sendo controlada no país. A não vacinação dos animais é causa de preocupação para a saúde animal e também dos humanos, quando mordidos por um pet acometido pela doença.