logo

Macaé tem dia de mobilização contra o Aedes

30/03/2016 16:40:00 - Jornalista: Assessorias Funemac e Ambiente

Foto: Divulgação

Ação é mais uma estratégia da prefeitura no combate ao mosquito

O Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, nesta quarta-feira (30), contou com o envolvimento de diversos setores da prefeitura. Entre os servidores envolvidos estão os das secretarias de Saúde, Ambiente, Serviços Públicos e da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Na Cidade Universitária, a ação intitulada de “Guerreiros contra o Mosquito”, promoveu limpeza em possíveis criadouros. Já a equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental, panfletou e orientou os transeuntes na Avenida Rui Barbosa, no Alto dos Cajueiros. Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também atuaram em diversos pontos da cidade.

A iniciativa do evento é do Comitê Gestor de Atenção e Combate ao Aedes, da prefeitura. O objetivo foi envolver toda a sociedade e órgãos municipais nas ações e criar o hábito da dedicação semanal de 10 minutos para eliminação de criadouros.

Na Funemac, os “Guerreiros contra o Mosquito” vistoriaram o campus e descartaram tudo o que encontraram como copos, garrafas e outros materiais que podem servir de depósitos de larvas. Além disso, a equipe também verificou tampa de caixas d´água e retirou as bromélias no jardim do Bloco A, seguindo orientação do CCZ, uma vez que elas acumulam água entre suas folhas no vaso que se forma no meio da planta.

Os servidores voluntários usaram roupas e calçados apropriados para a vistoria. A equipe usou ainda luvas e sacos de lixo para recolher o material que foi descartado nas lixeiras dispostas em áreas cobertas no campus. A Funemac já participa da campanha contra o mosquito desenvolvida no município, inclusive, com a confecção de banneres com o slogan “É o Fim da Picada” que inspirou alunos das redes pública e particular de ensino a escrever e ilustrar suas redações sobre o tema.

Já a equipe da Secretaria de Ambiente panfletou e orientou quem passava pela Avenida Rui Barbosa, em frente ao Shopping, no Alto dos Cajueiros. Uma tenda com músicas, TV com palestra sobre o tema, além de produtos como filtro solar, leques, banners, faixas e panfletos foram disponibilizados para a população, com informações necessárias ao combate do mosquito transmissor da zika, dengue e febre chikungunya.

Para o secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins, a união faz a força. "Estamos aqui para somar e fazermos tudo que pudermos fazer. É importante que todos façam a sua parte. O poder público vem se empenhando muito. Aproveitamos para pedir que cada cidadão entre conosco nesta luta, fiscalizando e cuidando para que não tenhamos locais propícios para criadouro do Aedes”, frisou.

Ações na Região Serrana - Os trabalhos de limpeza também aconteceram na Região Serrana. Equipes da Secretaria de Serviços Públicos atuaram no Frade, onde sete caminhões foram utilizados na retirada de lixo e entulhos. Cerca de 12 toneladas de lixo foram retirados durante a ação.

Os cidadãos também podem contribuir com as ações apresentando sugestões ou denúncias ao Centro de Controle de Zoonoses. Os contatos são os telefones: 0800-022-6461, 2772-6333 e 2765-8700, ramal 249 e ainda pelo e-mail: cczmacae@yahoo.com.br.


Fotos Relacionadas