logo

Macaé tem gestão plena em assistência social

22/09/2005 19:13:51 - Jornalista: Janira Braga

RIO - Dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, Macaé é um dos 18 que têm gestão plena em assistência social, ou seja, a cidade faz parte dos 19,5% do contingente de municípios do Rio que respondem pela promoção social de seus moradores. A informação foi dada pela subsecretária de Ação Social do Estado, Silvia Barreto, durante congresso de Desenvolvimento Social promovido nesta quinta-feira (22), pela Associação de Prefeitos do Estado do Rio de Janeiro (Apremerj), na sede da Fecomércio, no Flamengo, Rio.

O prefeito Riverton Mussi participou do seminário, onde levou a experiência dos cerca de cem programas de assistência social de Macaé e defendeu a união dos municípios do Estado do Rio. “Desenvolvemos projetos voltados para a promoção social da família como um todo de nosso município. Para isso, temos programas que atendem desde a criança até o idoso, passando por todos os aspectos que envolvem a formação da família”, explicou o prefeito, citando que a inserção no mercado de trabalho e a valorização da cidadania são vertentes dos projetos.

Riverton destacou que a participação de Macaé no seminário contribui para promover a troca de experiências com outras cidades e desenvolver um trabalho integrado. O presidente da Apremerj e prefeito de Rio das Flores, Vicente Guedes, afirmou que o objetivo do seminário foi aproximar os municípios, Estado, União e entidades representativas como a Fecomércio para discutir o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Também pretendemos com o congresso, promover a interação dos setores público e privado para criar mecanismos para melhorar o desenvolvimento econômico das cidades”, disse Guedes.

A abertura do evento contou com a participação do secretário de Ação Social do Estado do Rio, Fernando William, do presidente da Fecomércio, Orlando Diniz, além do presidente da Apremerj. Em seguida, a superintendente executiva da Comunitas, Thereza Lobo, proferiu a palestra “Desenvolvimento Social: conceituação, princípios e políticas”. A palestra “Realizações do Programa Universidade Solidária no Rio de Janeiro” foi ministrada pela coordenadora executiva da Unisol, Elizabeth Vargas.

Outro tema abordado foi “A Política Nacional de Assistência Social e a Implantação do SUAS” pela subsecretária de Ação Social do Estado. Durante a tarde, o congresso apresentou as experiências dos municípios de Rio das Flores, Barra Mansa e Iguaba Grande, na área de promoção social.