Fonte de alimento e vínculo entre mãe e filho, a amamentação desempenha um papel fundamental na saúde e no desenvolvimento infantil. Em Macaé, a Gerência de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde preparou uma programação especial pelo "Agosto Dourado", mês do Aleitamento Materno no Brasil.
A gerente de Alimentação e Nutrição, Verônica Martins Guimarães, lembra que o tema deste ano é "Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham", que visa a continuidade do aleitamento na volta ao trabalho.
"Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra diversas doenças e infecções", disse.
Verônica ressalta que dentro da programação ao longo do mês serão realizadas oficinas, palestras em sala de espera, reuniões, mapeamento com avaliação nutricional, roda de conversa e inauguração da sala de Acolhimento Materno.
Na próxima terça-feira (15), acontece a "Oficina de atualização em amamentação e alimentação complementar", voltada para profissionais da rede municipal de saúde. O evento será em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e será realizado no auditório do bloco B da Cidade Universitária.
Amamentação
A amamentação é um ato que envolve a alimentação e o vínculo entre mãe e filho. O "Agosto Dourado", o mês do Aleitamento Materno no Brasil, é um momento onde são promovidas diversas ações em todo o país para a conscientização sobre a importância da amamentação. A escolha da cor dourada do mês está relacionada ao padrão ouro de qualidade conferido ao leite humano e simboliza o incentivo ao aleitamento materno.
A Gerência de Alimentação e Nutrição funciona na Rua Silva Jardim, 164, de 8 às 18 horas.