Macaé terá 1255 vagas para cursos gratuitos em Macaé. O projeto, em parceria com a prefeitura, por meio da secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre), é promovido pela secretaria Estadual de Trabalho e Renda e pelo governo federal, por meio do Plano Territorial de Qualificação (Planteq). As vagas são direcionadas a maiores de 18 anos, com Ensino Fundamental e/ou Médio. As inscrições poderão ser feitas a partir da primeira semana de novembro na secretaria Executiva de Trabalho e Renda, na Ajuda e no Sistema Nacional de Emprego (Sine), Centro.
Ao todo serão 16 cursos que promoverão capacitação profissional em diversas áreas, como hidroponia e horticultura, operador de caixa comercial, auxiliar de plataforma, beneficiamento e comercialização do pescado, básico de secretariado informatizado, intérprete de libras, almoxarifado, entre outros.
A previsão é que os cursos comecem logo na primeira quinzena de novembro, com término em dezembro, com carga horária variando de 120 a 200 horas. O aluno terá direito a certificado de conclusão, lanche, vale transporte (no valor da passagem do município, ida e volta).
- A qualificação profissional dos jovens de Macaé é muito importante para que eles sejam inseridos com melhor qualificação no mercado de trabalho – observou o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado.
A Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) estão participando do processo de licitação para executar as ações de qualificação.
- Solicitamos cerca de três mil vagas, e conseguimos 1255. Priorizamos a vocação local do município e suas necessidades, apontadas pela Semtre. Com esses cursos visamos atender as empresas estabelecidas no município para que possam encontrar aqui na cidade mão-de-obra capaz de preencher o quadro funcional com qualidade – informou Osíris Barbosa de Almeida, presidente do Conselho Municipal de Trabalho e Renda.
O Planteq repassa recursos para os estados, que por sua vez identificam as regiões adequadas para os investimentos. O Planteq visa o atendimento da demanda de ações de qualificação, requalificação e aperfeiçoamento social e profissional.
Maiores informações pelo telefone: 22-27632424 (Semtre) ou no Sine, em Macaé.