logo

Macaé terá Dia D de vacinação contra a gripe no sábado (10)

06/05/2025 17:59:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arquivo Secom

Ao todo, 43 salas de vacina estarão abertas, das 9h às 16h, em diversos bairros, distritos e localidades da cidade

No próximo sábado (10), a Secretaria de Saúde de Macaé realiza o Dia D de vacinação contra a gripe. Ao todo, 43 salas de vacina estarão abertas, das 9h às 16h, em diversos bairros, distritos e localidades da cidade. A vacina é um dos meios de prevenir a gripe e suas complicações, além de apresentar um impacto na diminuição das internações hospitalares e da mortalidade evitável.

 A gerente de Vigilância em Saúde, Daniela Barros, ressalta que a vacina no sábado irá oportunizar um horário alternativo, para que todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação possam se imunizar contra a gripe. “A meta é vacinar 90% do público idosos acima de 60 anos, gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos, que fazem parte do grupo prioritário de vacinação de rotina para gripe”, frisou.

Também fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde, puérperas, povos indígenas, quilombolas, profissional da saúde, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoa com deficiência permanente, professores do ensino básico e superior, trabalhadores portuários, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores do Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

As pessoas com doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença neurológica, diabetes, obesidade grave (Imc≥40), transplantados e portadores de trissomias, também fazem parte do público alvo para a vacinação.

Influenza - A influenza é uma infecção respiratória viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito.

A vacina contra a gripe oferecida é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2.