O evento será em 5 e 6 de junho, no bosque da Lagoa de Imboassica
Para que a sociedade se sinta pertencente às áreas verdes do município, a Prefeitura de Macaé realizará o ‘Dia Mundial do Meio Ambiente - Vivências Ambientais’, em comemoração à data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrada em 5 de junho. O objetivo do evento, que acontecerá, nos dias 5 e 6 de junho (segunda e terça-feira), no bosque da Lagoa de Imboassica, é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.
A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade abrirá as comemorações com a apreciação do pôr do sol da lagoa. Em seguida, promoverá uma visita guiada em trilha urbana leve. Em tendas que serão montadas próximo à área do parquinho infantil do bairro, vão acontecer diversas atividades voltadas para a sustentabilidade ambiental, com a presença de especialistas em meio ambiente e sustentabilidade. Serão abordados temas como: mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais.
Em parceria com a Secretaria da Educação, no segundo dia de evento, estudantes da rede municipal – da Educação Infantil ao Ensino Superior (Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos- FeMASS) - participarão da programação. Todas as atividades estarão abertas também a estudantes das redes pública e privada e ao público em geral, especialmente aos moradores de bairros adjacentes à lagoa.
Além da colaboração dos alunos da FeMASS, os da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé) atuarão em atividades como: oficinas, roda de conversa e visitas guiadas em trilha urbana, com apresentação dos processos ecológicos presentes. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Conselho de Bacias Hidrográficas (CBH), a Ong S.O.S Praia do Pecado, entre outras Ongs, e as empresas parceiras: BRK, EcologiKa (gestão de resíduos), Onda Verde (coleta de resíduos) e Marlim Azul (termelétrica) também estarão apresentando seus projetos e iniciativas.
Este evento atende à proposta da Secretaria de Ambiente de ir às comunidades, mostrando os serviços prestados pela pasta. Já houve ações com este propósito no Parque Atalaia e na Praia de Imbetiba.