logo

Macaé terá Escola de Idiomas

03/01/2008 09:57:35 - Jornalista: Cesar Dussac

Prioridade do governo municipal, a Educação terá muitas novidades em 2008. No orçamento municipal previsto para este ano, está a implantação de projetos como a Escola Municipal de Idiomas, que, assim como a Escola de Informática, vai oferecer cursos gratuitos para a comunidade. A Escola faz parte do programa de governo do prefeito Riverton Mussi.

O projeto da Escola de Idiomas prevê cursos de inglês e espanhol, em parceria com a Fundação Educacional Luiz Reid, entidade mantenedora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima). A parceria já foi aprovada pela Câmara de Vereadores. A idéia é aproveitar os alunos de Letras da faculdade para ministrar aulas de inglês e espanhol.

O principal objetivo da Escola de Idiomas é capacitar e qualificar o trabalhador de Macaé para atender à necessidade de mão-de-obra bilingüe, no setor petrolífero e de turismo, entre outros. “Queremos que o macaense concorra de igual para igual no mercado de trabalho. Já demos o primeiro passo para isso com a implantação da Escola de Informática”, comentou o prefeito, que quer oferecer na Escola de Idiomas cursos para taxistas.

No orçamento deste ano, entre os recursos disponibilizados pela prefeitura para os diversos setores atendidos pela secretaria de Educação, estão os que têm sido contemplados desde o início deste governo, os que surgiram ao longo do mandato, como a necessidade de construção, ampliação e compra de escolas - para atender à crescente demanda por matrículas, devido ao crescimento populacional - e os que foram projetados pela atual admnistração.

O Programa de Doação do Livro Didático é outro projeto para este ano. É um grande avanço, que contempla os alunos das escolas da rede municipal. Cabe aos pedagogos e professores da própria rede a escolha e seleção das obras a serem distribuídas, conforme as necessidades de conhecimento dos alunos, que têm seu desempenho avaliado por bimestre.

O Pré-vestibular Comunitário, aberto à população de Macaé, vai ter seu número de vagas aumentado este ano, devido ao sucesso que os alunos têm obtido nos exames de vestibular para universidades das redes federal, estadual e particular. O nível de ensino do pré-vestibular cresceu nos três últimos anos, porque a prefeitura convocou professores com mestrado para formação do corpo docente.

A Escola no Teatro é outro programa a ser implementado este ano, cujo objetivo é levar os alunos da rede municipal ao teatro, como parte do programa de ensino integral. A ida ao teatro complementa o currículo de artes, que integra a educação no município, e faz parte das oficinas pedagógicas do horário integral.