logo

Macaé terá estande na Fenashore

16/09/2005 17:53:37 - Jornalista: Janira Braga

Macaé participa entre os próximos dias 19 e 22 da Feira e Conferência Internacional de Tecnologia Naval e Offshore (Fenashore), que será realizada no Caminho Niemeyer, em Niterói (RJ). A prefeitura está montando um estante, onde um dos principais atrativos será a apresentação do Pólo Industrial para empresários nacionais e internacionais. O prefeito Riverton Mussi (PSDB) participa da abertura do evento, que acontece na segunda, às 11 horas. Após a sessão de inauguração do evento, acontece a visitação aos estandes.

A feira vai discutir as tecnologias mais recentes do desenvolvimento naval e offshore do Brasil e reunir empresas do setor. “Como capital nacional do petróleo, é importante que Macaé participe das discussões do desenvolvimento da indústria offshore. Também vamos aproveitar para apresentar as potencialidades do Pólo Industrial de Macaé e as facilidades de logística que o complexo oferece”, afirmou o prefeito Riverton.

Organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e pela prefeitura de Niterói, a Fenashore vai reunir empresas do Brasil e multinacionais do mercado de tecnologia naval e offshore, representantes da comunidade acadêmica e do governo. Somente o mercado brasileiro deste setor vai movimentar US$ 8 bilhões em encomendas nos próximos cinco anos, segundo estima o mercado financeiro.

Um dos atrativos da feira será a conferência, um fórum de discussão sobre o impacto do setor de construção naval e offshore, que vai analisar a experiência de cidades em questões de logística e tecnologia. Na terça (20), os painéis abordarão “Capacitação Tecnológica e Formação de Pessoal” e “A Retomada da Construção Naval: Sustentabilidade e Competitividade”. A palestra será sobre “Demanda de Materiais e Equipamentos para a Indústria de Construção Naval”.

Já na quarta-feira (21), a conferência vai destacar os painéis “Clusters Marítimos” e “Perspectivas da Construção de Plataformas no Brasil”. A palestra vai discutir o tema “Parcerias entre universidades e suas políticas de apoio à inovação tecnológica de empresas do setor naval”. Eventos culturais marcam o final da programação da feira todos os dias. No último dia da Fenashore, serão promovidas palestras informativas.