logo

Macaé terá galeria de prefeitos

20/06/2006 10:10:46 - Jornalista: Simone Noronha

Um trabalho de pesquisa no resgate da história recente do município. A equipe da Secretaria de Acervo e Patrimônio de Macaé está recolhendo fotos e informações de todos os prefeitos da cidade para a montagem de uma galeria de imagens, que será instalada no saguão principal do prédio da prefeitura. São 34 prefeitos, que governaram a cidade a partir de 1913. Para completar o painel, ainda faltam as fotos de 10 políticos, que estiveram no poder nas décadas de 20 e 30.

A idéia de montar uma galeria com todos os chefes do executivo partiu do próprio prefeito Riverton Mussi, que já tinha feito o mesmo quando foi presidente da Câmara de Vereadores. “É uma maneira justa de reconhecer todos aqueles que ajudaram a transformar Macaé na cidade que temos hoje”, explicou Riverton. A expectativa é de que a galeria esteja pronta para a festa de aniversário da cidade, em julho.

A equipe da Secretaria de Acervo e Patrimônio está fazendo um trabalho de garimpagem em busca da história e das imagens dos ex-prefeitos. Nesta terça-feira, o secretário Ricardo Meirelles teve uma boa surpresa. O ex-prefeito Alcides Ramos foi pessoalmente entregar a sua foto. Aos 86 anos, Alcides guarda boas lembranças de sues três mandatos. “O que mais sinto falta é do contato direto com o povo”, conta o ex-prefeito, responsável pelo projeto da sede da prefeitura.

Pesquisa e história

O trabalho de pesquisa está sendo baseado na publicação “Memórias dos Administradores Macaenses”, de 1977, no mandato do ex-prefeito Carlos Emir Mussi. A maior dificuldade da equipe de pesquisadores está sendo encontrar fotos dos prefeitos do início do século. “Ainda faltam 10 fotos. Estamos fazendo um apelo às famílias para que nos cedam o material. As fotos digitalizadas e devolvidas”, explicou Cláudia Barreto, que faz parte da equipe de pesquisa.

As imagens mais antigas estão sendo restauradas pelo técnico da Secretaria de Comunicação Social, Alberto Murteira. Além das imagens, a galeria terá um pequeno resumo da história e da administração de cada um. A pesquisa de imagens e histórica está sendo feita pelos pesquisadores Conceição Franco, Gisele Muniz e Vilcson Gavinho.

A pesquisa histórica está sendo feita a partir de 1913, porque durante 100 anos, a partir de 1813, quando Macaé foi transformada em vila, o governo era feito pela Câmara de Vereadores. “Na galeria, vamos explicar este vácuo, já que a cidade tem 193 anos de emancipação”, disse Cláudia. A partir desta pesquisa, a equipe pensa em elaborar um livro, resgatando a história dos administradores do município.

Além de procurar as famílias, a equipe está pesquisando nos arquivos do Exército e da Polícia Militar, já que os prefeitos eram indicados pelo regime militar. Na lista dos 34 prefeitos, estão faltando imagens de Jayme Afonso, Jayme Memória, Floriano Castilho Saddock de Sá, Durval Coutinho Lobo, Raul Garnier da Silva, Juvenal Barreto Júnior, Álvaro Teixeira de Assunção, Jorge Costa, Ronald de Souza e João Alves Pedro Sobrinho. Quem tiver fotos ou informações sobre esses prefeitos pode entrar em contato com a Secretaria de Acervo e Patrimônio pelo telefone (22) 2759-2441.