Depois de criar um projeto voltado para os adolescentes, a Guarda Municipal de Macaé vai atender à terceira idade. O presidente da corporação, Antônio Franco, anunciou nesta segunda-feira o projeto de criação da Guarda Sênior. O anúncio foi feito durante a solenidade de comemoração do Dia Nacional da Guarda Municipal. No evento, a Guarda recebeu o Plano de Cargos e Salários da corporação. Os guardas de Macaé também foram homenageados pela diretoria da autarquia.
- Assim como foi criada a Guarda Mirim, com 80 crianças, vamos criar a Guarda Sênior, que vai ter, inicialmente, um efetivo de 100 aposentados. Vamos valorizar o homem que está pronto para ensinar, para ajudar, e que, nesse momento da vida, costuma ser considerado inútil, disse o presidente da Guarda. Segundo ele, os inscritos vão fazer baterias de testes de aptidão, porque terão de apresentar condições mínimas para a função.
A Guarda Sênior vai atuar na entrada e saída das escolas e nas praças, enquanto os guardas mais jovens estarão empenhados em atividades que exijam maior vigor físico. Ele acrescentou que tanto o plano de cargos quanto o projeto da Guarda Sênior deverão passar pela Câmara de Vereadores e, após a aprovação, seguirão para sanção do prefeito Riverton Mussi.
O chefe do Departamento Financeiro, Administrativo e Patrimonial, Guilherme Barreto, e equipe elaboraram o Plano de Cargos e Salários, entregue por ele a Antonio Franco, que disse que vai estudar com a engenheira Laismeire Meireles a inclusão do pessoal do setor de Trânsito, que atualmente presta serviços à Secretaria de Transporte.
Para marcar o Dia Nacional da Guarda Municipal, foi oferecido um café da manhã aos agentes. Também esteve presente na homenagem o secretário de Transporte, Fernando Magalhães, e o agente Sebastião Monteiro,que falou em nome dos guardas.